Ter uma pele livre de pelos é o desejo de muitas pessoas que costumam recorrer a métodos práticos, que removem os pelos rapidamente, mas podem causar problemas, como a foliculite – bolinhas vermelhas ou esbranquiçadas que resultam em coceira, pelos encravados e até manchas escuras na pele.
Danyelle Van Straten, fundadora da DepylAction, enumerou 20 dicas para uma depilação perfeita. Confira:
1) Pré-depilação: Antes de realizar um procedimento de depilação, o ideal é manter a pele limpa, de preferência com um sabonete neutro, e bem hidratada.
2) Além da hidratação, é importante realizar a esfoliação ao menos uma vez na semana, que facilita a remoção dos fios e evita pelos encravados.
3) Para peles sensíveis, o ideal é apostar em métodos menos agressivos, como um creme depilatório, não se esquecendo de fazer o teste antes da aplicação, e a cera, de preferência morna ou em temperatura ambiente.
4) Com a chegada do verão, peles bronzeadas devem ficar longe da fotodepilação. O sol pode interferir no resultado destes procedimentos, além de causar manchas definitivas na pele.
5) Paramanter uma pele lisinha, uma boa dica para o verão é a depilação com cera morna. Mas temos que ter cuidado, evitar exposição ao sol 24 horas antes e depois da depilação.
6) A cera mornaainda traz outra vantagem, pois a temperatura ajuda a dilatar os poros e facilita a extração dos pelos pela raiz.
7) Peles claras com fios escuros conseguem um bom resultado com tratamentos a fotodepilação e o laser, uma vez que ele é mais atraído pela melanina.
8) Apesar do aspecto áspero, os pelos grossos são os mais indicados para as depilações a laser e fotodepilação.
9) Em pelos finos, o mais indicado é investir em métodos como o creme depilatório, linha ou mesmo cera fria, que impedem o pelo de crescer tão rápido.
10) Ao depilar os pelos com lâmina, é muito comum que os fios fiquem encravados. Métodos como fotodepilação, laser são eficazes para tratar e prevenir o problema.
11) Para fazer a depilação durar mais, é preciso respeitar o ciclo de vida do pelo, ou o resultado da próxima sessão pode ser comprometido.
12) Além da pele, o corpo precisa ser hidratado constantemente. Tome ao menos 2 litros de água diariamente.
13) Evite o uso da lâmina. Apesar da praticidade, a lâmina costuma aumentar a rapidez do crescimento dos pelos.
14) A lâmina ainda pode machucar e ferir a pele gravemente. Caso o método seja escolhido, é preciso ficar atento à hidratação
15) Aparelhos elétricos também não é uma boa escolha, eles cortam o pelo logo na superfície, deixando o aspecto de que estão ainda mais grossos.
16) Quem não possui muito tempo e deseja reduzir o número de procedimentos, o ideal é optar por um método mais duradouro, como a cera, que além de remover os pelos pela raiz e retardar seu crescimento, traz benefícios para a pele depilada, deixando-a mais lisa e menos propensa a folicutite.
17) A hidratação da pele deve ser uma rotina, mas no dia de realizar o procedimento, evite o uso de cremes e loções, pois esses produtos formam uma película que impede a aderência dos pelos.
18) Outra dica importante é a utilização de um bom protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados.
19) Após os procedimento, o uso de cremes e loções à base de aloe vera e rosa mosqueta é muito recomendado, pois acalmam e regeneram a pele.
20) Após as seções outra dica importante é utilizar roupas leves, naturais e confortáveis, pois elas evitam que a pele fique irritada.