Em 2006, quando levei meus cachorros no veterinário, tinha dois na época, a Elektra tinha quase 16 anos e o Thor, seu filho, estava com 7. Ao levá-los eu tinha plena consciência que a minha querida amiga, já estava idosa e que não ficaria entre nós durante muito tempo , o que de fato ocorreu, mas ele, na minha louca concepção ainda era um baby.
Para minha surpresa, imagine quando a veterinária veio conversar comigo a respeito de ração e suplementos geriátricos para o pomposo Thor, fiquei tão chocada, como se tivesse levado um tapa na cara que não resisti e meus olhos lacrimejaram, afinal ele estava ficando velho e infelizmente por mais tempo que durem ao nosso lado, sempre acharei 14,15 anos pouco.
Por que estou tocando nesse assunto? Pois levei outro tapa na cara ao receber um email cujo assunto era “Terceira idade saudável requer cuidados a partir dos 35 anos”.
O geriatra João Magliano Neto, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, explica que o envelhecimento ativo conduz ao envelhecimento saudável, englobando a parte física, social, profissional e afetiva e que para chegar na Terceira Idade com qualidade de vida é necessário que os cuidados com a saúde tenham início cedo, ou seja, já é recomendado começar a visitar um geriatra a partir dos 35 anos de idade.
Dicas:
– Atividade Física: colabora no emagrecimento, aumento da força muscular e melhora da capacidade respiratória.
– Dieta balanceada e boa alimentação: evita o sobrepeso e a obesidade, consequentemente os problemas relacionados às alterações de insulina, gorduras no sangue, artereosclerose e câncer.
Segundo a nutricionista Sheila da Silva Castro,do mesmo hospital, “Modificações nos hábitos alimentares, aliados à prática de exercícios físicos antes da vida madura trazem grandes benefícios para o corpo e para a mente. Já os radicais livres e o estresse oxidativo são fatores que contribuem para o envelhecimento e desenvolvimento de doenças degenerativas associadas à idade”.
– Estresse: necessário controlar para diminuir a obesidade.
– Não fumar.
– Consumir álcool em doses pequenas.
– Camisinha: para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Segundo o Dr, mulheres acima de 35 anos devem continuar com a rotina de Papanicolau e mamografia, as que entraram na menopausa, devem também se submeter ao teste de densitometria óssea para prevenção e controle da osteoporose.
Dicas de alimentos que são fontes de nutrientes e componentes ativos com ação antioxidante.
Betacaroteno – Cenoura, abóbora, batata doce, damasco seco e vegetais verdes escuros, como brócolis
Vitamina C – Frutas cítricas – laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, vegetais verdes escuros – couve, brócolis, agrião, pimentão verde
Vitamina E – Germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes
Selênio – Castanha do Pará e alimentos marinhos
Zinco – Carnes magras, peixes e frutos do mar, aves sem pele, leite desnatados, cereais integrais, feijões e nozes
Licopeno – Tomate, molho de tomate e goiaba vermelha
Bioflavonóides – Frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas, amoras, morango, framboesa
Isoflavonas – Soja e derivados
Catequinas – Frutas da família do morango, uva e chá verde
Fibras – Cereais integrais, frutas e hortaliças – devem ser consumidos com cascas ou talos
Ácidos graxos – Ômega 3, Peixes que vivem em águas frias como sardinha, salmão, cavala, arenque e atum.
Para se ter longevidade, 25% depende da qualidade e funcionamento dos genes e os outros 75% recaem sobre o estilo de vida.
Aos 30&Alguns, foi ótimo receber esse email e acordar para a vida, tudo bem que faltam ainda alguns anos para os 35, mas se me esforçar um pouco, posso começar diminuindo no refrigerante, chocolate, de vez enquando fazer um exercício e começar a inserir mais itens da lista acima na minha lista do supermercado e assim, aos 35 quando for fazer a minha primeira visita ao geriatra, já vou estar mais preparada, você não acha?