Retornando as entrevistas, essa semana apresento Guilherme S. Borges, que está no ramo hoteleiro há 8 anos e nos conta um pouco sobre sua formação e carreira.
1 -Qual a sua formação e por quê?
Eu sou formado pela Univercidade (Antiga Faculdade da Cidade) no curso de Turismo, diplomado em Bacharel em Turismo, e formado pelo IBEU (Instituto Brasil – Estados Unidos). Também faço parte da Associação Internacional dos Concierges, que se chama Les Clefs d’Or. Sou membro internacional desde 2005 e uso na lapela as chaves de ouro, em reconhecimento ao serviço de excelência que prestamos aos hóspedes. Fui indicado em 2005 e me sinto muito orgulhoso por fazer parte desta associação.
Resolvi ficar em hotelaria por ter experimentado e sentir o gostinho da coisa. Mesmo não sendo minha primeira opção no ramo, eu me identifiquei logo que comecei a trabalhar no Copacabana Palace em 2000 como mordomo executivo. Mas consegui alcançar o que eu almeijava há anos, o Concierge.
2 -Há quanto tempo você trabalha na hotelaria e quais os prós e contras?
Estou em hotelaria há 08 anos. Amo o que faço. Ser Concierge pra mim é tudo.
Eu me identifiquei muito com a Conciergerie. Lidar com pessoas é algo muito interessante e satisfatório, mas não é fácil. Cada hóspede é único e temos que ter o “feeling” para ser o mais generoso e profissional com todos eles. São culturas, manias, sonhos diferentes e isso começa a fazer parte da nossa rotina diária. Os prós incluem conhecimento, sabedoria e muitas informações. Nós fazemos muito contatos, é uma rede gigantesca de informações e aprendemos dia a dia. É um mundo totalmente diferente. Conhecer gente nova todos os dias é bem legal.
Os contras é que na nossa vida particular, temos que ceder muitas vezes em não poder fazer aquilo que queremos, mas depende muito de cada pessoa. Trabalhamos finais de semana, acordamos bem cedo ou saímos bem tarde do trabalho, mas responsabilidade é primordial para quem quer ser hoteleiro.
Indicar locais para visitar como museus, pontos turísticos, outras cidades. Sugerir novos restaurantes e um tipo de gastronomia diferente do que ele está acostumado. Dar assistência em desafios ou problemas com os nossos hóspedes, fazer com que ele se sinta em casa é o que os hóspedes buscam, e além disso, o mais importante é superar as expectativas deles… Fazer mais do que ele esperava é simplesmente magnífico.
3 – O que mais te dá prazer na sua profissão?
Na minha opinião é ver o sorriso dos nossos hóspedes. Quando ele volta ao nosso balcão, como o sorriso de ponta a ponta na face, e elogia as nossas recomendações, te agradece por tudo o que você fez por ele, não tem preço. É algo que se você faz por amor, faz pensando em ser útil ao próximo, é o mais importante pra mim… Isso é ser profissional. Para satisfazer o “ego”, acho muito mais importante um sorriso do nosso hóspede, uma carta de agradecimento, um bilhete ou uma palavra, do que uma simples gorjeta. É uma gratidão de qualquer forma!
4 – O que você recomendaria para quem deseja seguir carreira no ramo hoteleiro?
Tem que gostar do que faz. Não faça algo porque só dá dinheiro, porque vai te dar status. O importante é realmente trabalhar naquilo em que se identificou e gosta de fazer.
A carreira hoteleira é muito interessante, mas é um caminho longo, que se inclue ceder muitas vezes coisas que você gosta de fazer em sua vida particular e não pode. Mas é muito bom, o aprendizado é gigantesco… Eu como Concierge há anos, posso dizer: – “Eu recomendo”.
Aos 30&Alguns fico feliz em apresentar o Guilherme e seu amor a sua carreira para os leitores do blog 😉
Parabéns Gui!!
Fico muito feliz pelo seu sucesso, você merece muito!
Estarei sempre torcendo por você.
Mil Beijos!!
Te amodoro.
Camila Sayure
legal essas entrevistas suas…
É Veri, como diz o Guilherme o segredo do sucesso é fazer bem o que se gosta,e fico feliz por ele ser mais um da sua turma que deu muito certo.
Parabéns Gui!
bjusss
Quando trabalhamos naquilo que gostamos, e ainda ganhamos por isto, só pode nos fazer muito bem.
Parabéns ao Guilherme!
Parabens Guilherme!
Como hoteleira devo nao so parabeniza-lo, mas agradece-lo pelas belas palavras! Voce e um verdadeiro hoteleiro, e um dos melhores concierges que ja conheci!!!
Com seu amor por essa profissao, nao tenho duvidas que teras muito sucesso!
Tudo de bom! Um grande abraco!
Laura
muito legal a entrevista! mas eu queria saber o q é Concierge e o q essa palava significa em português… e se ele ainda trabalha no Copa…
Guilherme Serpa » Concierge é a pessoa que fica no hotel e te recomenda lugares para passear, para jantar, spa para ir, reserva camarotes no carnaval, mais ou menos isso, segundo a Folha Online “CONCIERGE DO HOTEL – O conciérge é o funcionário do hotel que é treinado para oferecer informações aos hóspedes, da reconfirmação de seu vôo de volta, à reserva de restaurantes e shows.” (http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/preparese/glossario.shtml), no Wikipedia :”Em hotéis, o concierge é um profissional responsável por assistir os hóspedes em qualquer pedido que estes tenham, dos mais extravagantes ao mais simples como chamar um táxi, dar informações sobre o proprio hotel e seus serviços ou sobre a cidade e seus pontos turisticos, venda de passeios na região, locação de carros, reservas e indicações de restaurantes, ligar para farmacia ou floricultura, todas estas e outras são funções do concierge, que tem um balcão no saguão (lobby, hall) do hotel (conciergerie, em francês, ou conciergeria). A missão do concierge é se dispor ao maximo para ajudar o hospede e fazer com que ele fique satisfeito com o hotel e com a cidade visitada!” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Concierge).
Não sei o significado em português, mas sei que ele não está mais no Copacabana Palace, não tenho certeza se ele está no JW Marriott Hotel Rio de Janeiro, mas terei que confirmar….
Oi pessoal,
Desculpe o atraso em escrever, mas a colocação da Veri está corretíssima sobre a profissão de Concierge. Acrescento que o Concierge deve fazer tudo isso com a máxima segurança para seus hóspedes e com um atendimento de excelência, e além disso manter a consistência no seu trabalho. Não devemos somente atender os nossos hóspedes em uma simples solicitação ou algo mais complexo, devemos sim dar total atenção à ele e a situação e procurar encantá-lo em todas as formas, para que nós sejamos sempre sua principal referência quando ele retornar a nossa cidade maravilhosa.
Há, esquecemos também que o Concierge tem todo o tempo do mundo para seus hóspedes ou clientes, mas para si mesmo, às vezes falta. Até mesmo para responder uma simples pergunta no blog, rs rs rs !!
Atualmente estou trabalhando no Hotel JW Marriott, no qual estou muito satisfeito e realizado profissionalmente.
Um abraço à todos…
Guilherme S. Borges
Concierge JW Marriott Rio de Janeiro
Les Clefs d’Or Member
Diretor Financeiro da Fundação Concierge Brasil
55 21 2545-6534