Toda quinta-feira eu tento trazer uma entrevista interessante para os leitores do blog, sempre abordando um tema diferente e mostrando o que as pessoas estão fazendo por aí. Essa semana, com muita alegria, apresento minha amiga que faz parte da minha vida há mais da metade dos meus 30&alguns. Renata Jannuzzi seguiu um caminho profissional o qual admiro muito, é professora de crianças especiais.
Qual a sua formação e por quê?
Licenciatura em artes plásticas pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), sempre gostei de artes e achava que poderia ensinar um pouquinho.
Como surgiu a oportunidade de trabalhar com crianças especiais e por que a decisão de fazê-lo?
Na verdade comecei no Instituto Tocando em Você (que também faz um lindo trabalho com crianças especiais), em um projeto chamado UTI Social e Pedagógica, que acontecia na Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias, situada na comunidade do Salgueiro, que visava ajudar alunos que não estavam indo muito bem na escola. Paralelamente, eu dava aulas de artes no América Football Club, também pelo Instituto Tocando em Você. Certo dia a diretora perguntou se eu queria começar a dar aulas para alunos especiais. Resolvi tentar, comecei com um aluno e hoje tenho quase 50 alunos e amo o que faço.
Qual o maior desafio de trabalhar com crianças especiais? Na sua opinião a sociedade como um todo está prepara para a inclusão dessas crianças e jovens?
O maior desafio é saber lidar com cada síndrome. A sociedade ainda não está prepara, ainda existe muito preconceito, mas está começando a mudar. Já existem muitas empresas grandes contratando esses jovens, muitas escolas inclusivas, assim como muitos projetos inclusivos.
Qual o conselho que você da para as pessoas que desejam trabalhar com crianças especiais utilizando a arte?
Primeiramente você tem que ter certeza que essa é a sua vontade, porque não é nada fácil, muitas vezes eles sugam nossas energias. O trabalho é físico e mental e não se pode deixar abalar pelas diversas situações complicadas que irá encontrar pela frente, mas vale a pena, é muito gratificante, eles são seres humanos lindos que nos fazem muitas vezes chorar de emoção e de felicidade.Não consigo mais me imaginar em outro trabalho.
*******************
Aos 30&Alguns, não tenho como não admirar esse trabalho 🙂
atualização: Renata informa que no dia 10/05 haverá a apresentação dos corais do Instituto Tocando em Você às 17h no Teatro do Forte de Copacabana e a entrada é franca. Veja maiores informações no site do Forte.
Veri,
legal para caramba a entrevista. A pessoa precisa ter vocação mesmo para trabalhar com crianças especiais.
beijos
30&Alguns entrevista: Renata Jannuzzi – http://30ealguns.com.br/?p=948
Rezinha querida, fazendo diferença no mundo, q legal!
Veri, adoro o blog, tô sempre aqui lendo as novidades!
bjao
Veri, muito boa essa entrevista.
Tbm admiro muito quem consegue trabalhar com pessoas especiais( criança, jovem , adulto, idoso).
Tem que ser vocacionado, senão começa o trabalho e acaba prejudicando quem precisa ser compreendido.
Parabenizo tbm a Renata por ter tido coragem de se lançar nesse trabalho, e dizer que não tem mais volta.
bjusss
[…] típico de dias de festa na cidade, poucos adoecem ou poucos procuram o hospital. Li a entrevista que a Veridiana fez com a Renata, que trabalha com crianças especiais, usando a arte como […]
[…] dia 08 de maio eu entrevistei a minha amiga Renata Jannuzzi que é professora de crianças especiais e hoje vou colocar um vídeo que recebi via email (obrigada […]
[…] comecei entrevistando a arqueóloga Guadalupe N. Campos, ainda entrevistei Renata Jannuzzi que dá aula de artes para crianças especiais e Candelária Uranga, artista plástica e […]
[…] dia 08 de maio eu entrevistei a minha amiga Renata Jannuzzi que é professora de crianças especiais e hoje vou colocar um vídeo que recebi via email (obrigada […]
Renata,
É você?
Do Notre Dame?
Amiga da Bruna (Joatinga)?
Namorou o amigo do João Ernesto (peão boiadeiro)?
Amiga da Juliana (peace & love)?
Que tinha um beagle?
Que mordeu meu dedo?
É você?
Se for (e se lembrar do Aranha), GET IN TOUCH!!!
Lembrei muuuito de vc hoje – nem sei o motivo… rs
um beijão!
Aranha
[email protected]