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Por Márcio Tressmann*

O crescimento das vendas online não é uma novidade, mas com os efeitos da pandemia do coronavírus, a partir de 2020 foi possível observar um boom de novos negócios online, uma vez que muitos empreendedores se viram obrigados a buscar soluções para suas lojas físicas ou encontrar uma renda alternativa.

Uma pesquisa realizada pela Mundi Map e E-commerce Brasil mostrou que, em 2021, o comércio online foi responsável por 58% das vendas dos lojistas. No mesmo ano, houve um faturamento recorde no e-commerce, totalizando mais de R$161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano de 2020. O número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas, segundo levantamento da Neotrust (uma das principais fontes para quem trabalha com mercado digital).

Ainda conforme o estudo da Neotrust há uma projeção de 9% de alta no comércio online neste ano. A estimativa é de um novo faturamento recorde, que poderá chegar a R$ 174 bilhões.

O evidente aumento do crescimento da receita e da movimentação de transações do e-commerce, também veio acompanhado de um cenário ainda mais competitivo. Diante deste contexto, a gestão do e-commerce é fundamental para se destacar entre tantas opções de lojas virtuais e manter o negócio em ascensão.

Durante minha jornada profissional na Caravel X, tive a oportunidade de conhecer e vivenciar diferentes desafios das lojas virtuais de nossos clientes e desenvolver um olhar estratégico sobre os pontos chaves para o bom desempenho de um bom negócio online, que compartilho abaixo:

1 – Estude e entenda o mercado

Antes de tudo, estude o mercado e entenda em qual cenário você vai inserir sua loja. Conhecimento é a base para qualquer projeto e a escolha do nicho que você vai entrar já deve fazer parte desse processo. Contate fornecedores, faça pesquisas no setor e com o público do ramo escolhido. É fundamental entender com clareza a proposta do seu e-commerce.

2 – Escolha uma plataforma

Para uma boa loja online, é fundamental encontrar uma plataforma ideal para o seu negócio. Muitas empresas já oferecem sites estruturados e com a ajuda de consultores, desenvolvedores e programadores, você garantirá um visual exclusivo e personalizado. Quase metade das pessoas abandonam uma página que demora mais de três segundos para carregar. Garantir excelência no desempenho, rapidez e segurança é fundamental para o sucesso do seu negócio.

3 – Eleve a experiência de compras

Por meio da plataforma que você escolher, proporcione uma experiência de venda prática e rápida. Muitos consumidores deixam de comprar quando precisar passar por várias etapas até chegar no pagamento e finalização da compra. Por isso, ter um site intuitivo e que passe segurança, será um grande diferencial.

4 – Tenha um bom marketing digital

Ter uma presença online da marca em diferentes frentes é um objetivo de qualquer e-commerce que queira atrair mais consumidores e alavancar suas vendas. Entenda a jornada de compra do seu consumidor e todo o caminho que ele precisa fazer até concluir a compra, e por meio disso, você poderá criar estratégias específicas para seus clientes e buscar as redes e canais onde deverá inserir mais energia com o marketing digital. Para isso, é importante ter um consultor especializado nesse meio.

5 – Integre o e-commerce e marketplace

Uma boa dica para expandir seu negócio é a integração com marketplaces, que já são consolidados e possuem um fluxo alto de visitas.

Mas para isso estude o alcance e público de onde você buscará a inserção.

Os marketplaces costumam cobrar uma comissão pela venda ou um custo fixo mínimo, porém você terá a possibilidade de aumentar o seu volume de vendas, pois agora você não dependerá apenas de suas campanhas ou e-commerce.

De todas as recomendações citadas acima, a escolha da plataforma, é uma das mais cruciais, pois com a base ideal será muito mais simples dar os próximos passos e garantir um desenvolvimento sólido para a sua loja online além do suporte para eventuais imprevistos.

Márcio Tressmann – Head of Sales da Caravel X, tem 15 Anos de trajetória em Vendas em Tecnologia Desenvolvimento e gestão de equipes de vendas e geração de demandas. Experiências: Oracle, BenQ, AOC, EPSON.

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