8 dicas para utilizar em uma boa apresentação:
1. Planejemento: planeje todos os detalhes para vender suas ideias, para criar algo que funcione tanto para você, quanto para mostrar às pessoas, é preciso planejar todos os passos com perfeição. Em uma apresentação, é necessário desenvolver primeiro o raciocínio e, se necessário, colocar no papel todas as telas da sua apresentação, pontuando o raciocínio em cada etapa. Esse planejamento evita problemas.
2. Pesquisa: busque referências externas, mesmo sendo especialista no tema, fique atento as tendências, o que está rolando no mundo, é necessário olhar um pouco para fora, para entender melhor como agir em uma situação específica.
3. Criatividade: seja criativo, comunique o que você quer de forma criativa, se for preciso tocar em pontos de difícil abordagem durante uma apresentação encontre caminhos alternativos para alcançar um objetivo complexo, peça ajuda, apresente a amigos, familiares, tente absorver um pouco da ótica de cada um.
4. Público: entenda o seu público, conecte-se com as pessoas, estabeleça uma boa conexão com as pessoas, isso depende de muito preparo, estudo e sensibilidade do apresentador, além de precisar ser exercitada constantemente.
5. Descontração: faça uma piada para descontrair, o humor é uma das melhores partes da vida, é didático, transforma o pesado em leve e converte o complexo em algo prazeroso, é importante incorporá-lo em sua apresentação para que o público assimile melhor o conteúdo.
6. História pessoal: conte uma história pessoal, crie uma conexão com o público, ao longo do discurso, a melhor forma de fazer alguém entender o que você quer dizer e como se sente em relação a determinado assunto é contando uma história pessoal, esse pode ser o momento da virada na apresentação, onde consegue-se conquistar o público, pois ele consegue se colocar no lugar do apresentador e sentir a emoção desejada.
7. Interação: troque ideias e interaja com o público, em uma apresentação, a troca de ideias é muito importante até mesmo para o apresentador, esteja aberto a perguntas, questionamentos, desabafos. Esse tipo de intervenção envolve o público e enriquece mais o conhecimento do apresentador e a apresentação.
8. Curta o momento: crie uma boa apresentação, tanto para você, quanto para o público.