Projeto “MIS à lumière”, do Instituto Ideia Coletiva, convida produtores a enviarem obras até 3 de outubro
Estão abertas as inscrições para a Mostra Vem pro Susto!, iniciativa que integra o projeto MIS à lumière, do Instituto Ideia Coletiva, que será realizado no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS). Até 3 de outubro, produtores que tenham filmes de terror realizados no Brasil podem inscrever gratuitamente suas obras por meio de formulário on-line. As produções selecionadas por uma curadoria especializada serão exibidas em sessões imersivas na madrugada de 31 de outubro de 2025, dentro do museu.
Mais do que um evento cinematográfico, o projeto busca despertar novos olhares sobre o MIS e aproximar especialmente o público jovem do espaço. “Este é um convite à sensibilização, à construção de pertencimento e à educação patrimonial como ferramenta de transformação cultural. Pretendemos levar o museu para aqueles que ainda não se veem refletidos ali”, afirma Sandra Simião, produtora cultural e idealizadora do projeto.
O MIS à lumière nasceu da percepção de que o museu é um espaço de memórias, afetos e histórias que nem sempre são conhecidos por todos, mesmo estando no coração da cidade. A proposta é ressignificar esse patrimônio, ampliando sua visibilidade e conexão com a comunidade. A mostra de terror, voltada ao público jovem e adulto, será um dos pontos altos dessa programação. “É uma experiência que trará mistério e emoção ao espaço: filmes de terror serão projetados, atores encenarão performances imersivas entre as salas do museu, e os participantes serão convidados a explorar o acervo sob uma perspectiva inédita”, explica Beto Limberger, coordenador do projeto.
Combinando cinema, performance e patrimônio, o MIS à lumière se propõe a transformar a relação dos campineiros com um de seus mais importantes equipamentos culturais. E, nesta primeira edição, o terror será a porta de entrada para essa vivência.
O projeto é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva através da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas pela Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Sobre o Instituto Ideia Coletiva:
O Instituto Ideia Coletiva é um ponto de cultura, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e possui reconhecimento do Ministério da Justiça e demais órgãos públicos, para atuar na formação e difusão cultural, através de diversas linguagens artísticas, idealizando e executando projetos em todo território nacional.
Serviço:
Inscrições para mostra de filmes de terror no MIS Campinas podem ser feitas até 03/10
Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQiO36GheAJlu8qsn-K01qW8AlxGrCEnpWkF-atp67bBE99Q/viewform