A Vida Presta: 60 Anos de Fernanda Torres reúne cinco títulos que revisitam a carreira extraordinária da atriz e escritora, que faz aniversário neste 15 de setembro
A MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, comemora os 60 anos de Fernanda Torres, atriz, escritora e roteirista brasileira, com uma coleção especial. A Vida Presta: 60 Anos de Fernanda Torres destaca alguns de seus papeis mais memoráveis, em cinco títulos: Gêmeas (1999), Traição (1998), Saneamento Básico, o Filme (2007), Eu Sei Que Vou Te Amar (1986) e O Que é Isso, Companheiro? (1997).
Fernanda, que faz aniversário neste 15 de setembro, é filha dos atores Fernanda Montenegro e Fernando Torres. Indicada ao Oscar® de Melhor Atriz em 2025 pelo papel de Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui, tem uma carreira extraordinária que inclui atuações no cinema, TV, teatro e literatura. Uma das maiores e mais carismáticas atrizes brasileiras, ela mantém a mesma paixão e a mesma entrega em seus trabalhos.
Em 1986, aos 20 anos de idade, tornou-se a primeira brasileira a vencer o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, por Eu Sei Que Vou Te Amar. Dirigido por Arnaldo Jabor, o drama com apenas dois personagens conta uma história erótica, de desejo e obsessão. Fernanda e Thales Pan Chacon (Carlota Joaquina, Princesa do Brasil) dão vida a um casal de ex-amantes num reencontro explosivo.
Traição, codirigido por seu irmão Cláudio Torres, adapta várias obras literárias de Nelson Rodrigues, cada uma retratando o Rio de Janeiro numa época diferente – e revela as fragilidades das relações tradicionais. Fernanda contracena com a mãe e emociona no papel de uma jovem noiva, Dagmar, que tem o casamento destruído pela irmã.
Em Gêmeas, outro projeto em família, dirigido por Andrucha Waddington, seu parceiro de vida e criação, Fernanda interpreta duas irmãs idênticas, que se divertem em jogos de troca de identidade. Porém, ao se apaixonarem pelo mesmo homem, as brincadeiras ganham contornos macabros. O longa também é inspirado em um conto de Nelson Rodrigues.
Popular por seu talento cômico em séries de TV, Fernanda brilha em Saneamento Básico, o Filme, de Jorge Furtado. Para obter verba pública e resolver um sistema de esgoto precário, um grupo de moradores decide fazer um filme de monstro. No papel da líder Marina, sua atuação celebra a beleza da coletividade e do próprio cinema. A comédia também é estrelada por Camila Pitanga, Wagner Moura e Lázaro Ramos.
Indicado ao Oscar® de 1998, na categoria Melhor Filme Estrangeiro, O Que É Isso, Companheiro? completa a coleção. O thriller político, baseado em uma história verdadeira, é dirigido por Bruno Barreto. A trama aborda o ativismo e a ação política sob o domínio da ditadura militar e conta também com as atuações de Alan Arkin, Pedro Cardoso e Luís Fernando Guimarães.
A Vida Presta: 60 Anos de Fernanda Torres
Já disponível
Uma coleção MUBI
mubi.com