Coordenadoras do Colégio Marista Arquidiocesano orientam famílias e destacam práticas simples que acolhem crianças e fortalecem a parceria com a escola no início do ano letivo
A chegada do ano letivo movimenta famílias e escolas e reforça que a adaptação escolar vai além do primeiro dia: é um processo gradual, que envolve emoções, convivência e construção de segurança. Para apoiar as famílias nesse período, as coordenadoras do Colégio Marista Arquidiocesano Márcia Nanaka (Educação Infantil) e Lilian Gramorelli (Anos Iniciais) destacam que atitudes simples do cotidiano ajudam a tornar essa fase mais leve e acolhedora.
“A criança está conhecendo um espaço com sons, pessoas e ritmos novos. É natural que surjam choro ou estranhamento. O mais importante é que ela perceba constância e tranquilidade nos adultos que a acompanham”, explica Márcia.
Para o colégio, a criança é protagonista do próprio desenvolvimento, e família e escola devem atuar em sintonia para fortalecer um ambiente de confiança, favorecendo o desenvolvimento integral e as aprendizagens previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Já nos Anos Iniciais, Lilian reforça que a adaptação também passa pelo incentivo à autonomia: “É na relação entre orientação e liberdade que a criança aprende a se organizar, resolver problemas e assumir compromissos. A família tem papel fundamental, mas precisa permitir que a criança ocupe esse espaço de crescimento”, afirma.
5 dicas para uma adaptação escolar mais tranquila
1) Estabeleça uma parceria de confiança com a escola
A adaptação é mais segura quando a família confia na equipe pedagógica. Essa parceria fortalece o vínculo escolar e ajuda a criança a perceber que a escola é um lugar de acolhimento e alegria.
2) Acolha o choro e respeite o tempo da criança
Choro e estranhamento podem ser reações naturais ao novo. Evite comparações e cobranças: cada criança tem seu ritmo. “O choro é uma forma de comunicação e faz parte do processo de reconhecimento do novo espaço”, reforça Márcia.
3) Crie previsibilidade com uma rotina simples
Conversar com a criança sobre como será o dia, narrar o que acontece na escola e manter uma rotina previsível reduz a ansiedade e traz segurança emocional. Mudanças simultâneas, como retirada de chupeta ou grandes transições em casa, devem ser evitadas no período inicial.
4) Faça despedidas curtas e coerentes
Na hora de deixar a criança, o ideal é manter uma despedida amorosa, mas firme e breve, pois prolongamentos podem aumentar a ansiedade. A mensagem principal deve ser clara: a família confia na escola e retornará em breve.
5) Incentive autonomia com afeto (especialmente nos Anos Iniciais)
Para crianças dos Anos Iniciais, a adaptação envolve novos desafios: rotina mais estruturada, mais responsabilidades e maior exigência de organização. “Apoiar não significa fazer por ela. É na relação entre orientação e liberdade que a criança aprende a se organizar e assumir compromissos”, explica Lilian. A orientação inclui organização compartilhada da mochila, revisão diária da agenda, rituais curtos de estudo, espaço fixo para tarefas e combinados claros sobre telas.

“Escola Infantil de Sucesso: O Guia Definitivo para Empreender na Primeira Infância”, explora todos os aspectos fundamentais para criar e administrar uma escola infantil de sucesso, oferecendo uma educação de qualidade na primeira infância. Para comprar: Amazon

