di.nhei.ro sm (lat denariu)
1 Moeda corrente. 2 Valor representativo de qualquer quantia. 3 Nome comum a todas as moedas. 4 Numerário, quantia, soma. 5 Todo e qualquer valor comercial (cheques, letras, notas de banco etc.). 6 Antig rom Pequena moeda de prata, equivalente a dez asses de bronze. 7 O mesmo que pêni (moeda inglesa). D. sujo: recursos financeiros obtidos por meio de atividades ilícitas. (Dicionário Michaelis)
Muitas pessoas têm muitas idéias ótimas e criativas, e junto às idéias possuem também o dinheiro para desenvolvê-las, o problema, que muitas vezes notei, foi a falta que alguns pequenos empresários têm da importância de como apresentar a sua idéia, o seu produto, a sua marca.
Tive um cliente uma época, que a logo continha um mapa, que supostamente seria do Brasil, porém como foi criado por chineses que não tinham uma idéia clara de como era o mapa do país, mesmo os brasileiros que viam a logo, muitas vezes não identificavam o mapa na logomarca da empresa, o primeiro passo foi refazer a logomarca, com o mapa correto. A diferença dos traços foi extremamente diferencial.
Nunca se esqueça que você pode ter todo o dinheiro do mundo e ótimas idéias, mas se não conseguir colocar a sua volta pessoas que possuem o talento e o dom de desenvolver o que você realmente quer passar para o seu cliente, parte do seu dinheiro será jogado fora.
Após a modificação da logomarca, o cliente teve que refazer grande parte do material que possuía a logomarca com o mapa do Brasil erradamente desenhado, o que acarretou em despesas extras. Caso desde o princípio um artista gráfico de qualidade tivesse desenhado o mapa, nenhuns desses gastos extras seriam necessários.
Além da preocupação com a logomarca, é muito importante levar em conta como será apresentado o material que será vendido para o cliente. O produto pode ser de excelente qualidade, mas se não tiver uma boa apresentação irá demorar muito mais tempo para ser aceito no mercado, muitas vezes o dinheiro investido será disperdisado sem que se alcance o objetivo desejado.
Pense muito bem na hora de embalar o seu produto, se for em bolsas, caixas, etc. Não adianta ter o melhor produto dentro de uma embalagem tosca que não reflita a sua marca e qualidade do que você está tentando vender, pois quando o resolver expandir o seu negócio, a primeira pedra em seu caminho pode ser justamente a sua embalagem, que irá contra o produto de primeira qualidade que se encontra embalado.
(texto do meu ex-blog “Em Negócios Dinheiro não é tudo”)