Primeira Perda da Minha Vida

Curta-metragem “A Primeira Perda da Minha Vida”, de Inês Peixoto, é uma das atrações do Cine-Praça neste sábado (24/09), dentro da programação da 16ª CineBH

O filme “A Primeira Perda da Minha Vida” (ficção, 2021), de Inês Peixoto, é uma das atrações da Mostrinha neste sábado (24/09), a partir das 17h, no telão do Cine-Praça na Praça da Liberdade, dentro da programação da 16ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte.

De acordo com a sinopse, ao se deparar com uma menina chorando, Kafka descobre que ela perdeu sua boneca. Ele resolve consolá-la, inventando a história de que a boneca viajou e que ele seria o portador das cartas contando suas aventuras. Embora não se saiba se essa história de fato aconteceu, ela é um extraordinário exemplo da capacidade que a ficção e a empatia humana têm de curar feridas. O filme realiza um mergulho poético no mundo do cinema e do teatro, por meio das cartas de uma boneca perdida. As filmagens feitas no teatro do Galpão Cine Horto fundem as duas linguagens, num exercício de profunda fantasia e imaginação.

Inês Peixoto, muito conhecida pelo seu trabalho no Grupo Galpão, comemora a seleção do seu filme para participar da Mostra de Cinema e considera a apresentação em tela grande sob a luz das estrelas, como sua estreia oficial. “É uma honra poder ver o meu filme na CineBH e apesar de ele já ter sido exibido em formato online na Mostra de Tiradentes e também em uma evento de comemoração dos 40 anos do Grupo Galpão, essa exibição na praça, em uma espaço tão especial, é que considero como estreia”, comenta a diretora.

O roteiro do filme é de Eduardo Moreira e foi escrito em 2009, mas não tinha sido viabilizado antes. “Conseguimos tirar esse projeto da gaveta porque dentro das programações do Galpão durante a pandemia, surgiu uma verba para produzir algumas experiências no setor audiovisual. Eu aproveitei essa oportunidade, pois era doida para colocar ele em prática. E foi lindo pois o momento nos fez pensar esse roteiro de uma outra forma, fazendo a interseção entre o teatro e o cinema”, explica Inês.

Para a diretora, essa foi uma experiência riquíssima em todos os sentidos. “Eu adoro o roteiro e adoro o resultado do filme. Trabalhei muito a minha pesquisa de direção com toda equipe que montei, com destaque para direção de fotografia e de arte. Nós perseguimos a melhor forma de utilizar a câmera do cinema dentro do espaço do teatro, pois o curta foi todo gravado dentro do Galpão Cine Horto”.

Ficha técnica

  • Direção: Inês Peixoto
  • Roteiro: Eduardo Moreira
  • Produção Executiva: Beatriz Radicchi
  • Montagem: Letícia Ferreira, Carol Silva e Inês Peixoto
  • Pós-Produção: Sem Rumo – Projetos Audiovisuais
  • Correção de Cor: João Gabriel Riveres
  • Finalização: Giordano Lima
  • Empresa Produtora: Associação Galpão

Acompanhe a programação completa da 16ª CineBH e do 13º Brasil CineMundi, em www.cinebh.com.br.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO

By redator

Posts assinados como redator são sugestão de pauta enviados por agências.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com