Hoje me perguntaram se eu já havia me readaptado ao clima do Rio e sinceramente acho difícil responder. Você fica 5 anos em um lugar e se adapta a diferentes coisas, ameaça de atentados, ver pessoas serem exploradas sonhando em levar a família ou comprar a casa própria aqui, a educação de certa forma exagerada, não por serem realmente educados e sim por saberem que a lei funciona e se um não respeitar os direitos e espaço dos outros será processado….
Aqui tudo é bem diferente, o nosso povo é bem mais caloroso, mas também extremamente mal educado, as pessoas não desviam umas das outras ao passarem na rua, é um empurra, empurra horrível.
Mendigos e crianças de rua é algo que impressiona e muito quem volta depois de anos, pra quem fica a diferença nem é tão grande pois estavam presentes na evolução (por assim dizer) do “empobrecimento” da cidade. Ipanema cheia de mendigos é uma pena.
O que anteriormente se via em Copacabana agora se vê em qualquer outro bairro “nobre”da zona sul do Rio de Janeiro. Nobre atualmente é até um “elogio”de se dizer já que não creio que haja nada de nobre em bairros recheados de pobreza berando a riqueza, cheio de mendigos, crianças de rua, assaltos, sujeira nas praias,…. a vista é bela porque a gente expreme bem os olhos e ao andar na orla finge ver somente a linha do horizonte.
Como já havia escrito anteriormente, os carros não respeitam os pedestres nenhuma hora do dia. Cuidado ao atravessar… e isso é algo que outros (as) amigos (as) que também moram ou moravam fora comentam muito ….
Então se me adaptei? Acho que sim na medida do possível, se vou ficar para sempre? Aí sim são outros quinhentos…. rs