Aluguel a.lu.guel
sm (de alugar, com cruzamento com alquiler e assimilação) 1 Locação. 2 O preço dessa locação temporária. Var: aluguer.
Independente do tipo de negócio que será criado, caso tenha que alugar ou comprar um espaço/propriedade alguns detalhes importantes que não podem passar em branco.
- Ao verificar o local, checar se o piso tem problemas assim como os canos de água, abra as torneiras e deixe a água escorrer, ande pelo local e veja se o piso faz barulhos. Essa primeira verificação pode salvar ao novo empresário muito tempo além de dinheiro com gastos desnecessários.
Se esses pequenos detalhes passarem em branco, no futuro os seus gastos poderão aumentar, a não ser que esteja trabalhando com uma margem de erro. Se após alugar e/ou comprar a propriedade, descobrir que ha problemas com o encanamento, irá ter gastos extras com encanador, muitas vezes tendo que trocar todos os canos do local, dependendo qual a importância da água para o seu ramo de negócio.
O mesmo pode ocorrer com o piso, se o piso for de madeira/tábua corrida e o negócio estiver localizado em uma área que tenha barro em volta, na época de chuvas o piso se danificará mais facilmente, terá que ser encerado. Se for piso de azulejo, e o negócio estiver localizada em uma área onde ocorre muita chuva, o piso deverá ser protegido, para que as pessoas ao entrarem no estabelecimento não caiam.
Se o piso for de madeira e o seu negócio for localizado em uma área que neva, terá gastos extras para mantê-lo com boa aparência, pelo menos uma vez por ano terá que ser lixado, o que gera gastos extras.
- Ande pela vizinhança e pergunte como é a área, se houve no passado muito problema com roubos, se a rua é movimentada, quais os meios de transporte que circulam pela localidade.
Se for abrir um estabelecimento alimentício, lembre-se de verificar a área em volta, o que já se vende em relação a alimentos, quem serão seus concorrentes, qual a média de clientes que os estabelecimentos em volta recebem diariamente.
Extremamente importante estar consciente dos meios de transporte públicos que circulam pelas proximidades, tanto para explicar aos seus funcionários, lembre-se que nem sempre irá contratar pessoas que possuem um automóvel, pense em como os possíveis clientes irão chegar ao estabelecimento, seja ele alimentício, ou não.
- Tenha em mente o que você irá fazer com o local que pretende alugar e/ou comprar, como será divido.
Conheci uma vez uma cliente que alugou um galpão para armazenar somente sacos de café, em três meses resolveu transformar o galpão em uma torrefação de café, porém não sentou com um arquiteto e desenhou o que necessitaria no momento em que tomou tal decisão. Outros detalhes importantes também foram deixados de lado, nem mesmo tinha noção de quantas máquinas necessitaria intalar para que o seu negócio funcionasse, a única coisa que ela tinha, era dinheiro, e por esse motivo, nenhum outro detalhe foi pensado.
No final por não ter uma planta e não saber ao certo como o espaço ficaria dividido no final das obras, o dinheiro gasto com as obras foi três vezes maior do que o necessário. O dinheiro poderia ser investido em outra área da empresa, o que não foi feito e no final a cliente não teve dinheiro para investir em marketing e ficou durante um bom tempo com cerca de 1 milhão de dólares parados em equipamentos, cafés, latas… Como a cliente recusou-se a seguir os passos corretos que lhe estavam sendo apresentados, depois de um investimento milionário, de ter uma torrefação pronta, o principal que era o possível cliente conhecer o produto, sem dinheiro para anunciar, ficou por mais de um ano com quase todo o seu investimento parado, sem dar retorno.
- Verifique se a quantidade de gás e eletricidade que o local possui será suficiente para o que será criado no estabelecimento.
Lembre-se sempre de pensar além, não pense somente nas máquinas que irá instalar em seu estabelecimento, mas também o que irá fazer com que elas funcionem, qual a voltagem do local e qual a voltagem do maquinário.
Se esses pontos não foram levados em conta, ao longo do processo, você terá gastos extras desnecessários, terá que contratar um eletricista, ou um encanador, terá que comprar material extra, se algo for instalado errado no último momento, demorará mais tempo para você ter o seu negócio funcionando e trazendo retorno.
- Qual será a forma que o seu estabelecimento estará protegido? Como serão os meios de comunicação?
Dependendo da localização como será a proteção que você optará em instalar no estabelecimento. Isso deve ser pensado com antecedência, antes mesmo de começar a colocar equipamentos de valor dentro do local, ou até mesmo os funcionários.
Lembre-se que quanto mais acesso tiver para entrar no local, mais gastos terá com a instalação de equipamentos de segurança.
Pense muito bem antes de instalar portas de vidro (tipo as que são instalados em casas de campo na saída pro jardim de inverno) pois toda e qualquer pessoa que passar na frente do estabelecimento, se quiser ir ao toilete, se estiver perdido ou procurando informações irá bater na porta e por ter total vizibiliadade de dentro do local você ou seus funcionários terão que parar de fazer o que estão fazendo para atender a porta.
Se você não for dono de um estabelecimento que necessite ter uma porta de vidro na entrada principal, esqueça a beleza que a porta de vidro pode dar ao local, pense nos perigos e riscos que os seus funcionários irão correr. Lembre-se que seus funcionários jamais podem pensar que empresa e/ou pessoa que os contratou, não havia respeitam ou dão valor a suas vidas.
Caso seja possível, não esqueça de colocar em seu orçamento a instalação de câmera(s) de segurança. O estabelecimento fica melhor protegido e os funcionários se sentem mais seguros trabalhando para a empresa e provavelmente seu desempenho no trabalho será mais satisfatório.
Não pode deixar passar em branco detalhes que serão fundamentais para o funcionamento do estabelecimento, de que adiantam investir 20, 30, 40 mil dólares em uma máquina e não ter a preocupação de saber o que será necessário para que a máquina ao entrar em seu estabelecimento esteja pronta para começar a produzir? Muitas vezes por não ter consultado um eletricista e não ter investido mais 200, 300 dólares, você terá em suas mãos uma máquina de valiosa que não poderá ser utilizada enquanto a parte elétrica do estabelecimento não for modificada e/ou a máquina.
O gás, a luz, a água, telefone, são básicos para que qualquer empresa funcione, algumas empresas pterão necessidade de mais água, outras de mais energia, outras de mais linhas telefônicas, e assim por diante.
Uma empresa em que seus negócios baseiam-se na internet, jamais poderá alugar um espaço em uma localidade onde haja somente acesso discado de internet, o dono logo perceberá que irá perder dinheiro e tempo ali naquela localidade.
O que eu sempre recomendo as meus clientes é que mesmo tendo o dinheiro, que sentem com um amigo, sócio ou empresa de consultoria e coloque tudo no papel, todos os seus planos e que comece a investir somente quando tiver certeza que aquilo que está no papel está bem perto da realidade, dessa forma deverá escrever um plano de negócios e começar a investir, sempre deixando de lado uma parte do capital a destinado ao marketing.
(texto do meu ex-blog “Em Negócios Dinheiro não é tudo”)