Estamos sempre acostumados a falar ou escurtar alguém não falando muito bem do ensino oferecido pelas escolas públicas brasileiras, então quando nos deparamos com a notícia que alunos da Escola Estadual Alceu Maynard de Araújo, de São José dos Campos, no interior de São Paulo, se preparam para a fase final do FIRST Robotics (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), o principal campeonato de robótica do mundo que acontece esta semana, em Houston, nos Estados Unidos.
O grupo brasileiro, conhecido como Brazilian Storm é formado por 10 alunos e 12 mentores e terminou a primeira fase do campeonato em segundo lugar, entre 48 equipes. Além das medalhas, o time ainda recebeu o prêmio individual por equipe de “Estreante do Ano”, garantindo a vaga para a final do campeonato. Nesta etapa, o Brazilian Storm contará com patrocínio da Dow, empresa do setor químico.
O projeto de robótica da Escola Estadual Alceu Maynard de Araújo teve início com um convite para alunos interessados em aulas básicas sobre robôs, SolidWorks, Corel Draw, ensinamentos FIRST, mecânica aplicada à robótica, eletrônica, programação e suas aplicações. Dentro do projeto, cada estudante teve a oportunidade de escolher sua área de interesse entre mecânica, eletrônica, programação e marketing. As aulas eram abertas a qualquer pessoa da comunidade que quisesse assistir e participar.
Os 10 alunos da equipe Brazilian Storm se dedicaram a estudar mais de 150 páginas em inglês para que seus robôs pudessem conquistar uma medalha no FIRST Robotics – na competição, todos os grupos deveriam construir um robô para executar o mesmo comando, pegar uma engrenagem e subir em uma corda, sendo que essas duas tarefas deveriam ser cumpridas com perfeição. A excelente execução da Brazilian Storm conquistou o segundo lugar geral, além do prêmio individual por equipe.
Desde 1989, a Dow e a FIRST trabalham juntas no estímulo ao ensino das ciências por meio da robótica para jovens estudantes. A parceria global está em linha com a estratégia de cidadania corporativa da Dow, que prevê, entre seus focos de atuação, desenvolver iniciativas que buscam despertar o interesse e melhorar a preparação dos alunos na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), por meio do engajamento dos funcionários da empresa e de parcerias estratégicas.