Uma doença silenciosa, sem grandes sintomas, mas, com um risco iminente de óbito
Um assunto de utilidade pública, muito importante, é o aneurisma abdominal, principalmente para homens acima dos 60 anos. Mas o que é isso? Como detectar? Como se prevenir?
Muitas pessoas não têm conhecimento, mas o aneurisma é a dilatação de um vaso sanguíneo que pode ocorrer em qualquer lugar do organismo e que se dilata cada vez mais com o tempo. Esse crescimento também pode ser lento fazendo com que o aneurisma não seja percebido nas suas fases iniciais.
As indicações médicas seguem protocolos e alguns fatores são observados pelos vasculares, como, por exemplo: genética, obesidade, sedentarismo, tabagismo, diabetes entre outros.
Mas se você quiser se prevenir, mesmo não fazendo parte do grupo de risco é possível por meio de check-up vasculares de rotina, que são exames não invasivos, nem dolorosos.
“O aneurisma abdominal é silencioso, o vaso dilata e pode estourar causando uma hemorragia interna. Algumas pessoas chegam ao pronto socorro e é possível fazer uma cirurgia de emergência, mas muitos não tem tempo de chegar ao hospital e acabam perdendo a vida”, destaca Dr. Robert Guimarães, cirurgião vascular.
O aneurisma abdominal já levou a óbito pessoas conhecidas como o cantor Belchior, Vander Lee, o cientista Einstein entre outros.