Maria Gravina Ogata, geógrafa, advogada e doutora em Ciência Política, apresenta nova obra sobre a migração familiar, “As bambinas e os samurais brasileiros: uma saga migratória”
Em sua obra, Gravina Ogata traça o relato da jornada migratória de sua família no Brasil. Ela aborda a história da imigração italiana e japonesa que se cruzaram na cidade de São Paulo, passando por gerações até chegar aos seus netos, frutos da mistura de etnias, algo comum no Brasil.
O livro ilustra as mudanças e transformações que o Brasil tem enfrentado ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, e como a nação, que já foi destino de muitos imigrantes, está se tornando um país de emigração, onde muitos buscam novos horizontes e condições de vida melhores.
Publicado pela Literare Books International, este livro é a revisão e atualização do anterior “Os samurais alagoanos e a bambina paulista: migrar é preciso…” (2018). Nele foram incluídos membros da família nascidos depois de 2017, a pandemia da Covid-19, o Governo Bolsonaro e as eleições presidenciais de 2022, todas com foco na questão migratória.
Serviço:
- Livro: “As Bambinas e os Samurais Brasileiros: Uma Saga Migratória”
- Editora : Literare Books International; 1ª edição (2 janeiro 2023)
- Idioma : Português
- Capa comum : 256 páginas
- Para comprar: Amazon
Sobre a autora:
Maria Gravina Ogata, Geógrafa e Mestre em Geogra a pela Universidade de São Paulo (USP); é Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutora em Administração Pública pela Faculdade de Sociologia e Ciência Política da Universidade Complutense de Madri (UCM). Nasceu na cidade de Polignano a Mare, na Itália, na região da Puglia, tendo emigrado com sua família para o Brasil, com a idade de dois anos. Tem cidadanias brasileira e italiana. Maria Gravina se casou com Takayoshi Ogata, descendente de imigrantes japoneses, com quem tem 4 filhos. Viveu na Bahia por 38 anos, fazendo carreira no funcionalismo público, ocupando vários cargos nas secretarias de planejamento e de meio ambiente do Governo do Estado da Bahia. Com o nascimento de seus cinco netos, o desejo de escrever tornou-se cada vez mais presente. Sua primeira obra literária é o livro infantil denominado “O amiguinho inesperado” (Reino Editorial, São Paulo/2016).