Quando eu vi no blog da Luma a convocação para a Blogagem Coletiva, logo lembrei da minha pré-adolescência e infância.  Sempre fui muito curiosa e gostava de ler livros que minha mãe guardava em locais mais altos da estante e principalmente aqueles que ela explicava com toda a calma do mundo que ainda não era o momento para eu ler aquele determinado livro.

E foi assim que logo cedo li “De onde viemo?” e antes do tempo “O que está acontecendo comigo?” e fiquei um pouco perdida em relação a alguns tópicos dos livros, provavelmente ela estava certa, li antes do tempo, escondida e algumas informações vim a entender depois, quando ela pegou o livro para lermos juntas e explicava as dúvidas.

E foi assim, lendo o que não devia, na época em que não era apropriada que acabei lendo (escondida) um dos livros que mais me marcou “Nunca contei a ninguém” (I never told anyone) de  Ellen Bass e Louise Thornton, cuja obra é uma coleção de relatos de abusos sexuais sofridos por crianças, mas os relatos são feitos pelas vítimas já na idade adulta.

O que mais me chocou no livro, foi me dar conta de que muitas vezes as crianças eram abusadas por pais, tios, amigos dos pais, enfim parentes e/ou pessoas conhecidas, que conviviam nas suas casas, e na grande maioria das vezes os pais nem desconfiavam.

O problema de ter lido o livro antes do tempo, foi que fiquei durante um tempo desconfiada de todos os homens ao meu redor (mesmo tendo relatos de livros de abusos cujo agressor era do sexo feminino), depois desencanei, mas o livro também deixava claro que caso algo ocorresse deveria ser contado, não deveria ser calado.

Recomendo a leitura do livro para todos os pais e mães, nunca é tarde para ficarmos atentos aos sinais de abuso, muitas vezes o perigo está mais próximo do que imaginamos.

Aos 30&Alguns pretendia colocar o link para quem quisesse adquirir o livro, mas a verdade é que não achei nas grandes lojas brasileiras de livros online, apenas na Amazon.com, a versão em inglês.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

19 thoughts on “Blogagem Coletiva – Contra a pedofilia, em defesa da inocência!”
  1. Esse é um dos assuntos que os pais precisam tratar com seus filhos de modo claro e aberto. É difícil e repugnante, mas necesário.

  2. Olá, faço parte dos amigos da Blogsfera e estou juntamente engajada nessa blogagem coletiva, é lamentável conviver com tais barbaridades em dias atuais.

    Porém, estou feliz pois a cada novo blog que visito, encontro informações diferentes e excelentes.
    Creio que assim atingiremos um numero grande de pessoas e somente informação é capaz de manter pais e responsáveis em alertas!!

    parabéns pelas informações passadas!

    bjs
    Cláudia Pit

  3. Você teve duas coisas importantíssimas: uma mãe zelosa e preparada e o gosto pela leitura. Infelizmente essa não é a regra. A maioria dos pais se constrange em conversar com os filhos sobre sexo ou menosprezam a capacidade de entendimento das crianças. Informação, diálogo e vigilância constante são as melhores armas para se evitar um arrependimento e dores futuras.

  4. Boa noite, nosso mundo da blogosfera é fascinante, sozinhos não somos nada, mas unidos temos forças para mover toda sociedade, pena que nem todos pensam assim.
    A pedofilia é um crime hediondo, os pedófilos devem ser julgados e severamente punidos, não sei é se nossos governantes pensarão da mesma maneira. Pois se até mudam as leis para proteger alguns. Parabéns pelo seu post, muito bem elaborado. Ofereço minha amizade e minha admiração. Abraços fraternos do amigo.

  5. Boa dica, amiga querida,

    Eu que tenho filho, mesmo estando atento na medida do possível, preciso me munir de tudo que houver disponível para evitar uma tragédia como essa.
    Essa monstruosidade é crime e precisa ser tratado como tal e com rigor.
    Parabéns pela sua participação.
    Um beijo!

  6. Olha só veridiana,
    Eu concordo com vc e meu post fala mais ou menos sobre isso..que devemos ficar atentos com quem esta ao nosso redor tbm…
    adorei o post!
    BJO!

  7. […] Blogagem Coletiva – Contra a pedofilia, em defesa da inocência! | 30 & Alguns O que mais me chocou no livro, foi me dar conta de que muitas vezes as crianças eram abusadas por pais, tios, amigos dos pais, enfim parentes e/ou pessoas conhecidas, que conviviam nas suas casas, e na grande maioria das vezes os pais nem (…) (tags: inocencia, blogagemcoletiva,) […]

  8. […] Blogagem Coletiva – Contra a pedofilia, em defesa da inocência! | 30 & Alguns O que mais me chocou no livro, foi me dar conta de que muitas vezes as crianças eram abusadas por pais, tios, amigos dos pais, enfim parentes e/ou pessoas conhecidas, que conviviam nas suas casas, e na grande maioria das vezes os pais nem (…) (tags: inocencia, blogagemcoletiva,) […]

  9. Veridiana,bom dia
    Nao vim antes por causa da viagem.
    Eu fico chocada com a capacidade humana (se é que podemos chamar assim) de mexer com crianças.VC está certa. A maioria das crianças são traumatizadas por pessoas bem próximas. Mas, o que me chocou foi um belo dia, na Vara da Infancia em Maceió, uma criança me olhar e dizer:
    “tia, ele meteu o dedo aqui…”
    Ea queria se referir ao padrasto. e FOI INTERROMPIDA POR UM SAFANÃO DA MÃE. QUE PREFERIU FICAR COM O SAFADO E DAR A FILHA AO PAI DO QUE COLOCÁ-LO ATRÁS DAS GRADES.

    DEPOIS DISSO, MINHA VIDA VIROU PELO AVESSO E O QUE NUNCA IMAGINEI, VIROU BANDEIRA: DENUNCIO QUEM QUER QUE SEJA QUE VENHA A MEXER COM CRIANÇAS. E PARA ISSO VALE

    MEU PAI, IRMÃOS, CUNHADOS E AFINS. E QUEM QUER QUE SEJA.Desembarquei no Brasil dois dias atrás mas já estou ao ponto de denunciar uma irmã que se passa por maluca e maltrata demais os dois filhos. Não quer as crianças, dê a quem quiser mas maltratar, Veri, nao apoio. É por isso que minha familia fala que nao jogo a cartilha deles. Não poupo ninguém. Corto na ferida e quem quiser que desgoste.

    NOSSAS CRIANÇAS DEVEM SER PRIORIDADE, SEMPRE.

    BEIJOS E DIAS FELIZES. PARABENS PELO TEXTO ENTREMEADO DE LEMBRANCAS DE SUA INFANCIA E QUE VC BEM SOUBE COMPARTILHAR CONOSCO.

  10. Pois é! Você curiosa procurou ler livros que estavam temporariamente proibidos para a sua idade, mas não propriamente impróprios de uma maneira geral. Agora imagina uma criança que tem acesso à internet, sozinha o que procura.
    Tem o Estante Virtual que é super legal para encontrar livros, lá encontrei 6 referências para este – http://tinyurl.com/3bnmgg
    Não estou conseguindo acessar a sua página direto pelo hiperlink
    Obrigada pela participação! Beijus

  11. […] novela de todos os tempos do último verão, Leio o mundo assim…, Blogadão, Crazy Seawolf, 30eAlguns, Desabafos de Mãe – O blog, Crediario, UndBlog, Trivial – Blogue do Sérgio Grigoletto, Folha de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com