Ana Virginia Moraes Sardinha , brasileira, solteira, administradora de empresa, moradora de Salvador, nestá encarcerada desde o dia 05/07/2007 no Estabelecimento Penal de Tires, sob a acusação de ter contribuído para a morte do filho, Leonardo Brittes Sardinha, 06 anos.
Ana Virginia estava em Portugal visitando o namorado português que havia conhecido a dois anos, a viagem duraria 1 mês, e o o retorno ao Brasil, estava previsto para ocorrer entre o dia 05 a 07 de julho. Segundo informações ao perceber que o namorado não se dava bem com o filho, a jovem havia feito reservas em um hotel para os dias que antecederiam a viagem de retorno.
A criança sofria de epilepsia moderada e ao ministrar a medicação prescrita pelo médico que cuidava da criança no Brasil, Leonardo entrou em crise, engasgou-se e faleceu. Ao constatar o ocorrido, a mãe tentou suicidar-se, cortando os pulsos, Ana Virginia ficou em coma durante 10 dias.
Sem ter notícias da filha, os pais souberam através da Embaixada Brasileira em Portugal que ela estava em um hospital penal.
Após sair do coma, a jovem foi encarcerada no Estabelecimento penal de Tires. O Consulado do Brasil em Lisboa indicou o advogado Dr. Rui Vieira para cuidar do caso e este informou os familiares de Ana Virginia que desde o dia 14/08/2007, ela está internada, com queimaduras graves decorrentes de medicamento ministrado no presídio. Segundo os médicos, devido a violência física que sofreu no presídio, Ana Virginia perdeu os movimentos do braço esquerdo.
O corpo de Leonardo foi trasladado para o Brasil e enterrado por familiares em Salvador.
A Lucy Lacey do blog Hippos tem falado com Ana Rosa, irmã de Ana Virginia que informou que:
* o o Dr. Ruy Vieira foi afastado do caso pois o mesmo não estava atendendo as expectativas da família (“sequer juntou aos autos a procuracao como advogado do caso”);
* esta semana, o hospital deferiu as visitas do casal amigo da famíla que contaram a irmã que o estado de Ana Virginia é grave ( “choros convulsivos…,aspecto de quem sofreu um derrame cerebral, como todo o lado esquerdo paralizado, a mao torta e o braco definhado…,fortes dores na bacia, que a impede de sentar e andar normalmente”);
* a família “não teve acesso ao relatorio medico dela no hospital e nem o governo português providenciou um exame de corpo delito, muito menos publicou as causas das lesoes.”
* Ana Virginia está “com o nervo PLEXO BRAQUIAL comprometido no braco esquerdo, lesao esta devido ao rompimento do ligamento que une o membro espinha dorsal”, este tipo de lesão é grave, pode afetar a visão, o que já está ocorrendo com Ana, que “esta com dificuldades de leitura e a sua memoria esta falhando, fazendo com que ela nao consiga lembrar de fatos e de pessoas daqui do Brasil.”
* “Atraves das denúncias do vidas alternativas, na pessoa do DR. Antonio Dória, a provedoria da republica portuguesa esteve la para comecar a apurar os fatos, tentando inclusive dar uma versao que nao comprometesse Portugal.”
O caso já foi denunciado para a Anistia Internacional, os amigos e blogueiros estão organizando um abaixo-assinado para enviar ao Consulado Brasileiro, segundo Ana Rosa,”O Itamaraty precisa ter uma postura mais eficiente, eles sâo muito moles e omissos.”
Alguns blogs já se manifestaram:
Bloggente – Yvone
Sheherazade – Regina
Luz de Luma – Luma
Blog do Ronald – Ronald
Distant Daily – Cilene
Brasileira na meia idade que nao desiste nunca – Elizabeth
O meu jeito de ser – Aninha
Sonho meu – Elena
Rosa-147 – Rosa
Alvarenga Sempre – Marília
Vidas alternativas (aqui você encontra comentários de amigos e parentes)
Pravda
Aos 30&Alguns, fica aqui o meu apoio a família, na esperança de que Ana Virginia, que perdeu o filho, seja tratada com dignidade e respeito.
Mais um descaso de nossas autoridades!! A família entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores, através de e-mails solicitando orientação quanto aos trâmites do processo de extradição e até a presente data não obtiveram ajuda. Por isso, é necessária a ajuda da mídia que, querendo ou não, é a que faz impulssionar e agilizar a justiça nesse país.
Beijus
O incrível é que dá a impressão de que nenhum orgão governamental que deveria ajudar o cidadão, assim o faz… lamentável… bjs 🙁
Oi Veridiana
Obrigada pelo apoio postando.
E no momento o que podemos fazer.
Um caso complicado e doloroso.
Beijinhos
É o mínimo que poderia fazer, se tiver maiores infos, me avisa… bjs
Cara Veridiana,
Fico muio emocionada com a disposição em publicar o infortúnio que tumultuou a vida de toda a nossa família. estamos precisando de apoio para chegarmos em Brasília.
Muito obrigada pela solidariedade.
Ana Rosa, é o mínimo que poderia fazer, fica aqui a minha solidariedade, e esperança de dias melhores para todos vocês …
valeu Veridiana!
Acho que estamos fazendo a nossa parte, e sinto que é lamentável coisas assim ainda acontecerem nos dias de hoje!
Espero que dê algum resultado!
bjos
Marília, espero também que algo seja feito… bjs
Pastar por aqui é sempre uma delícia. Espero vc lá na nossa roça que é uma joça Tb.
Beijo
André, um Jerico
http://www.ideiadejerico.com
gracias, vou dar uma passada lá no idéia… 😀
😀
no [email protected] você comentou meu post.
fui ver só agora…
😀
Aquela lista é a lista de blogs dos meus favoritos… naquele tempo o Firefox apagou todos os meus atuais links… aí a alternativa era salvar em alguma página da web… ou seja, naquele blog.
🙂
que bom que gostou da minha pequena lista… naquele tempo eu lia tudo, TODOS OS DIAS!
agora eu trabalho 😀
abraço.
hehehehe …. abs 😀
[…] A Luci Lacey do blog Hippos foi quem me avisou que está rolando uma petição online – Justiça para Ana Virgínia, brasileira presa e torturada em Lisboa, se você não sabe do que se trata, leia Brasileira presa e maltratada em Portugal precisa de ajuda. […]
Estou assustada com a situação da Ana, quero acreditar que isso é um engano…
Eu falava mt com a Ana, lembro como ela ficou desesperada qdo descobriu sobre a doença do filho, e nos falamos alguns após ela ter chegado em Portugal e ela estava muito feliz.
Por favor alguem me envie noticias
Oi Carla, a Luci do blog hippopotamo.blogspot.com tem contato com a irmã da Ana …
[…] Distant Daily Sonho Meu Sheherazade Bloggente O meu jeito de ser Brasileira na meia idade que não desiste nunca 30 & Alguns […]
Olá Amigos, como vão?
Foi criado um site oficial com informações sobre o caso Ana Virginia Sardinha, vocês poderão acessar e conferir algumas informações que serão constantemente atualizadas, afim de que o governo brasileiro leve o caso com mais seriedade.
http://www.anavirginiasardinha.com.br
Quero fazer um apelo aos amigos que visitem o site de minha irmã Ana Virgínia, foi feito com muito carinho pelo seu amigo Maycon: uma homenagem ao amor incondicional entre ela e seu filho Leonardo.
[…] está sendo coordenada pela Luci Lacey do Hippos. Para saber mais sobre o caso Ana Virgini, clique aqui e aqui. […]
[…] já havia feito um texto no dia 26 de setembro, informando sobre o caso da Ana Virgínia, “Ana Virginia Moraes Sardinha , brasileira, […]
Realmente estou em choque com que aconteceu, ao ver a notícia pela TV hoge dia 15/ 02/2008 foi que tive o conhecimento do fato ocorrido, estou em choque, já choei muito pela dor dela e pelos maltratos que ela sofreu, eu ainda não estou acreditando em nada, está difécil de cair a fixa, como posso acreditar que ela tivesse cometido tal crime como dizem, se este menino era tudo pra ela, acho que por mais problemas que uma tenha, ainda mais sendo ela uma pessoa que demonstrava tanto AMOR pelo filho, tivesse cometido um crime premeditado, ela precisa de justiça, já chega a dor que ela está vivendo com a falta do seu filho Leonardo.
Justiça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Olá! Ana Rosa, meu no nome é Regina, sou prima do pai do menino Lèo e moro em Brasília. Não cheguei a conhecê-lo somente por fotos, mas na minha opinião se voces não apelar para imprensa essa situação vai continuar até que sua irmã nao resista. Só fiquei sabendo dessa história por ser da família de minha mãe. Enquanto vcs não colocar na mídia mesmo, as autoridades vão ficar como estar. Tenho acompanhado pela internet as notícias do sofrimento da sua irmã e o pelo telefone o sofrimento do sobrinho da minha mãe. Espero muito que ela volte apesar de não conhece-la mais estamos resando por ela. Se vc precisar de alguma coisa por aqui em Brasília entre em contato.
Como esta o caso da Ana Virginia atualmente???
onde ela se encontra ,somos de uma associação de proteção dos direitos das mulheres imigrantes.
gostaria de ter mais informações.
obrigada Ana
Como está o caso da Aninha? Ela já está em casa ou ainda está em Portugal? Eu dei uma ajudazinha ao Maycon de Oliveira, divulgando o caso ( estúpido denais) na internet . Coloquei a notícia do sofrimento em várias comunidades do Orkut, do MSN e em alguns blogs. Usei o título de “Uma brasileirinha pede socorro” .
Eu fiquei mais indignada foi com a omissão desse governo incompetente, que só sabe “fazer proganda e roubar”! Esses trambiqueiros não tem o mínimo de diplomacia para tratar qualquer assunto! Só sabem criticar os seus adversários com “chavões” de gostos duvidosos. Abraço à família e que Deus proteja a todos voces.