Ontem (09/12) ocorreu o que deveria ser o cafe com Gloria e virou o almoço com Gloria. Uma iniciativa super inovadora da BITES e da Central Globo de Comunicação que contou com a presença de cerca de 30 blogueiros que foram escolhidos para um bate papo descontraído com Gloria Perez e Marcos Schechtman, autora e diretor da próxima novela do horário nobre da Rede Globo, Caminhos da Índia.
Como deveria encontrar com os convidados que estavam vindo de São Paulo, como sempre apreensiva com o medo do trânsito sai de casa cedo e acabei chegando no aeroporto em 12 minutos, sorte minha que ao chegar encontrei com a Ana Claudia Bessa do Futuro do Presente e com Ricardo Ca’Bianca.
Como estava muito cedo e o vôo havia atrasado uns 10 minutos, deu tempo para comermos um pão de queijo e beber um suco natural de laranja.
O divertido desses encontros, é que sempre há festa na chegada, admito que a maioria eu não conhecia pessoalmente, e muitos que não expõe a imagem online, eu não sabia quem eram, mas em alguns minutos ao lado do querido Helton (HitchLive), já soube quem era quem e quais os blogs.
Do aeroporto partimos rumo a CGP – Central Globo de Produções – conhecida como Projac (Projeto Jacarépaguá). O motorista fez o percurso pela Orla, assim os visitantes tiveram a oportunidade de apreciar as Praias de Ipanema e Leblon. A CGD é bem distante, quem não mora no Rio não tem idéia, mas levamos mais de uma hora até chegarmos ao destino final.
Fomos muito bem recebidos pela equipe da Rede Globo que nos recepcionou no módulo salmão, havia um coffe break com várias guloseimas, e nesse momento foram distribuídas senhas individuais para os participantes que tivessem interesse em utilizar a rede WiFi para enviar mensagens via twitter ou atualizar o blog com notícias do evento em tempo real.
Em seguida entramos em uma sala, com decoração com motivos indianos, em cada cadeira havia uma sacola com uma caneta, uma caderneta e um mapa do Projac. (foto01)
O primeiro a falar foi o Manoel Fernandes, editor da Bites, agradeceu a presença de todos, blogueiros, autora, diretor e a todos que estavam colaborando no andamento do evento e exaltou que essa era a primeira vez que a maior emissora de TV da América Latina estava abrindo as portas para pessoas envolvidas com mídias sociais. (foto02)
Após os agradecimentos, o Juliano Spyer do blog Não Zero, agradeceu o convite e a oportunidade em nome dos participantes. (foto03)
O diretor de Caminhos da Índia, Marcos Schechtman, iniciou falando sobre a inovação de ter um personagem blogueiro, pediu desculpa por ter que ser breve já que ontem foi o primeiro dia das gravações em estúdio e ressaltou que a novela irá apresentar uma grande história de amor e uma outra forma de olhar o mundo, afinal a cultura indiana é muito diversificada, bem diferente da cultura brasileira e com tradições que são seguidas.
Tivemos a oportunidade de assistir o clipe da novela, ou seja, não é um capítulo, mas um clipe, no formato de um capítulo. Os clipes geralmente são apresentados para diretoria, para mostrar como anda um projeto iniciado, é apresentado na festa de abertura da novela onde a equipe de produção e artistas são convidados, e assim tivemos uma noção real do que será a novela, quem serão os atores e onde a trama irá ocorrer.(foto4;foto05)
Após o clipe, Gloria Perez iniciou um bate papo extremamente descontraído, o primeiro passo foi recusar ficar na cadeira que havia sido colocada para que ela sentasse em uma espécie de mini-palco, Gloria preferiu circular entre os convidados, se aproximar, o objetivo era claro, ela queria realmente o feedback de todos, estava disposta a ouvir, trocar conhecimento, cheia de idéias inovadoras… (foto06)
Parte da novela irá ocorrer na Índia e outra parte no Brasil, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro e irá mostrar o universo indiano onde há um respeito muito grande pelas tradições com separação de castas, casamentos arranjados e que ao mesmo tempo há uma tecnologia de ponta. A novela irá mostrar um pouco desse choque entre os dois universos.
Para quem gosta de tecnologia, a novela irá apresentar dois personagens na Índia que estão envolvidos com internet e tecnologia (Márcio Garcia e Ricardo Tozzi) e no Brasil, teremos o personagem Indra (André Arteche), que será um adolescente indiano criado no Brasil, mas dentro da cultura indiana e foi por esse motivo que fomos convidados, para entendermos o que e onde a autora quer levar o personagem e para darmos nossa opinião, idéias, visões sobre o universo de quem bloga, sobre o que o personagem poderia blogar, como o público irá reagir, enfim, posso dizer que Gloria Perez tem muitas ideias, quem está acostumado a seguir suas tramas (Barriga de Aluguel; De corpo e alma; Explode Coração; Hilda Furacão; Pecado Capital; O clone; América, Amazônia – de Galvez a Chico Mendes, entre outras) sabe que a autora consegue atingir o público e transmitir a mensagem, o público irá contar com muitas novidades e inovação nessa novela.
Após esse bate papo super leve, solto e descontraído, assistimos um vídeo da Central Globo de Produção, que conta a história do Projac, sobre o reflorestamento da área, paisagismo, preocupação com o meio ambiente, usina de reciclagem, o que é feito no local, entre outras informações.
Por volta de quase 14h, fomos de micro-ônibus para uma das praças de alimentação da CGP, onde os convidados sentavam em mesas com capacidade para 6 pessoas, almocei com muito bom humor, rindo o tempo todo, afinal estava na mesa com Antonio Tabet do blog Kibe Loko; Rodrigo Fernandes do blog Jacaré Banguela; Flávio Lamenza do blog Chongas, Estagiária de Figurino de Caminho das Índias (infelizmente não recordo o nome) e Fernanda Furquim do blog Revista TV Séries.
Depois do almoço, fizemos um tour pelo Acervo de Figurino, um espaço onde fica o acervo de roupas (cerca de 90 mil peças) para o elenco de apoio/figuração. Nesse espaço estão armazenadas as peças de vestuário que são classificadas por estilo/época, são cadastradas no sistema via código de barras. (foto07; foto08; foto09; foto10; foto11; foto12)
Tivemos a oportunidade de conhecer a Costura / Alfaiataria que tem capacidade de produzir mensalmente 1500 peças de diferentes modelos e tamanhos.A Dona Iracema, que tem 19 anos de casa, ou seja, a 19 anos é funcionária da Rede Globo, fez esse tour conosco e foi extremamente atenciosa, mostrando e explicando tudo, inclusive que a caracterização dos atores ocorre nesse local, onde são vestidos e maquiados pela primeira vez caracterizado como se fosse o personagem, fotos são tiradas, o mesmo ocorre com os cenários, ocorre a primeira montagem, fotos são tiradas, o cenário é desmontado e levado para a área de gravação dos estúdios. (foto13;foto14)
Um detalhe importante, que a maioria das pessoas nem imaginam é que os designs são aprovados com 1 ano/9 meses de antecedência de iniciar as gravações das novelas e cada estúdio dentro da CGP é uma unidade de produção completa.
Novamente entramos no micro-ônibus e fomos conhecer a cidade cenográfica de Caminho das Índias que vocês poderão acompanhar as fotos. Após a visita a cidade cenográfica, fomos conhecer o estúdio de gravação da novela, onde vimos alguns atores gravando, entre eles Juliana Paes e Nívea Maria. Juliana Paes inclusive mostrou interess, conversou rapidamente com o pessoal e tirou fotos.
Fato curioso: os cenários de todas as produções são montados e desmontados diariamente.
O dia inteiro foi extremamente agradável, a autora abriu os canais para que nós blogueiros possamos colaborar com a equipe de produção, na construção de assuntos e situações para o Indra e ainda será possível ao telespectador, vez ou outra, ainda ver um blogueiro participando de alguma cena da novela.
Participaram desse encontro: Alexandre Inagaki; Ana Cláudia Bessa; André Oliveira; Antonio Tabet; Caio Novaes; Cynthia Cardoso; Deive Pazos; Edney Souza;Felipe Neto; Fernanda Furquin;Fernanda Pineda; Guilherme Valadares; Guilherme Zaiden; Helton Kuhnen;Juliano Spyer; Liliane Ferrari; Luiz Jeronimo; Luiz Yassuda; Luiza Gomes; Marina Santa Helena; Manoel Fernandes; Marcos Bezerra; Max Reinert; Paulo Lima; Pedro Jansen; Rachel Juraski; Rafael Ziggy;Renata Deos; Rene de Paula Jr.; Ricardo Ca’Bianca; Rodrigo Fernandes; Rosana Hermann; SamanthaShiraishi;Silvio Tanaka;Thiago Borbolla; Tiago Dória;Tiago Ferreira;Tyffani;Urso Branco; Wagner Fontoura ; Zeni Bastos e eu.
Infelizmente não anotei todos os nomes das pessoas que nos acompanharam da parte da Rede Globo durante o evento: Flávio; Giovana Manfredi; Elaine Teixeira; Taisa Gamboa; Dona Iracema e Gloria Perez.
Gostaria de agradecer, primeiramente os leitores dos meus blogs, pessoas que acompanham o que escrevo, que se dispõem a passar por esse espaço e pelos outros e é por esse motivo, pelo número de visitas que vocês me fazem que tenho tido todas essas oportunidades e compartilhado com vocês, muito obrigada de coração. Aproveito para agradecer também a Revista Bites e a Rede MdeMulher por essa oportunidade.
Você pode acompanhar o que os outros blogueiros estão falando:
Encontro de blogueiros na Globo – Boombust
Primeiras fotos – A vida como a vida quer
Café.com Gloria – visita de blogueiros ao Projac – Silent Devotion
Relatório de Viagem – Querido Leitor
Café com blog – nosso blog e muitos outros com Glória Perez no Projac – O Futuro do Presente
Café com Gloria Perez – Bites
Relatos da visita ao Projac / Caminhos da Índia – Blog da Ti
Você pode acompanhar também:
Caminho das Índias – Website Oficial
De Tudo Um Pouco – Blog da Gloria Perez
Vocês podem ver as fotos:
Flickr Veridiana Serpa
Flickr Café.com Gloria
Flickr Wagner Fontoura
Flickr Galeria do Blog da Ti
Aos 30&Alguns só tenho a agradecer e amanhã eu conto para vocês como foi a Festa de Natal que eu fui após o Projac no Leblon e ainda essa semana irei colocar mais informações a respeito da novela e da cidade cenográfica…
ps: estarei tentando atualizar o texto durante o dia com links de outros participantes, caso tenha esquecido de mencionar o nome e blog de algum participante, por favor me informem.
* Hoje é dia da Blogagem Coletiva “Dignidade e Justiça para todos nós” – Sam do Fênix ad Eternum está organizando essa blogagem coletiva pelos direitos humanos, será registada pelo Gabinete do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.