O Ministério das Comunicações e a ECT lançaram a campanha Correios contra a Aids, como parte de uma ação mundial de prevenção à doença, além do Brasil, estão participando desta campanha piloto: Burkina Faso, Camarões, China, Estônia, Mali e Nigéria.
Na primeira fase, os materiais da campanha serão distribuídos no Distrito Federal, Amazonas e Bahia, estados onde as agências da ONU atuam conjuntamente no combate à aids.
Cerca de 120 agências dos Correios responsáveis pela distribuição de material informativo sobre prevenção para a população, participam da campanha, que inclui a oferta de cartões postais com abordagens bem-humoradas de questões relacionadas ao HIV/aids, a distribuição de 15 mil folders, mil cartazes, envio de cerca de 800 mil mensagens por mala direta postal domiciliária e carimbo comemorativo.
Na segunda fase OIT – Organização Internacional do Trabalho – preparará kits com informações sobre o HIV e AIDS para os trabalhadores dos Correios.
Na terceira fase, planejada para 2011, a UPU -União Postal Universal – promoverá a distribuição de um selo em alusão aos 30 anos da descoberta do vírus da aids.
A meta para 2012 é fazer das mais de 12 mil agências dos Correios de todo o Brasil pontos estratégicos para distribuição de material informativo sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e à aids.
As pessoas também podem obter informação online através do site da campanha (www.correioscontraaids.org.br) que apresenta informações sobre formas de contágio, prevenção, questões ligadas à discriminação,jogo de perguntas e respostas que indica se o participante precisa fazer ou não o teste de HIV.
Em 2010 o tema do Concurso Internacional de Redação de Cartas realizado pela UPU,será “Escreva uma carta a alguém para dizer-lhe porque é importante falar da aids e se proteger dela” e para participar do concurso é necessário ser estudante (matriculado em escolas da rede pública ou privada de ensino) e ter entre 9 e 15 ano.
Via: Correios