A diversidade é um dos pilares que sustentam a programação do Canal Brasil. Para acentuar a beleza das múltiplas faces da produção audiovisual nacional e combater a desigualdade que assola os sets de filmagem no país, ainda majoritariamente comandados por homens, o canal propõe, no mês que abriga o Dia Internacional da Mulher, um especial de longas-metragens dirigidos ou codirigidos por mulheres, a Mostra Cine Delas.
Ao longo do mês, sempre nas madrugadas de terça para quarta e de quarta para quinta, à 0h, serão exibidos títulos como “Três Verões”, de Sandra Kogut, no dia 10/03; “Sem Seu Sangue”, de Alice Furtado, dia 09/03; “Ana. Sem Título”, de Lúcia Murat, dia 15/03; “Um Dia com Jerusa”, de Viviane Ferreira, dia 22/03; e “Por que Você não Chora”, de Cibele Amaral, dia 23/03, entre outros.
Confira a programação completa abaixo:
ALCIONE — O SAMBA É PRIMO DO JAZZ (2021) (70′)
REPRISE
Coprodução Canal Brasil / Globofilmes / Globonews
HORÁRIOS: terça, dia 08/03, às 0h30
DIREÇÃO: Angela Zoé
SINOPSE: O filme aborda a trajetória da cantora Alcione, a Marrom, a partir de suas referências artísticas e suingue inconfundível, o início no mundo da música e o vínculo com família e amigos.
BOA SORTE (2013) (88′)
REPRISE
HORÁRIOS: quarta, dia 09/03, às 0h30
DIREÇÃO: Carolina Jabor
ELENCO: Deborah Secco, João Pedro Zappa, Pablo Sanábio, Felipe Camargo, Enrique Diaz, Mariana Lima, Fernanda Montenegro, Gisele Fróes, Cássia Kis, Juliana Schalch, Fabrício Belsoff
SINOPSE: João é um adolescente com vários problemas de comportamento. Sua família decide interná-lo em uma clínica psiquiátrica e lá, ele conhece Judite, uma paciente portadora do vírus HIV em fase terminal.
ANA. SEM TÍTULO (2020) (110′)
REPRISE
HORÁRIOS: terça, dia 15/03, às 0h30
DIREÇÃO: Lúcia Murat
ELENCO: Stella Rabello, Roberta Estrela D’alva, Felipe Rocha, Renato Linhares
SINOPSE: Stela está realizando um documentário sobre cartas trocadas por artistas plásticas sul-americanas nas décadas de 1970 e 80, durante as ditaduras. É assim que ela descobre a existência de Ana, uma jovem brasileira que desapareceu neste sombrio período.
TRABALHAR CANSA (2010) (99′)
REPRISE
HORÁRIOS: quarta, dia 16/03, às 0h30
DIREÇÃO: Juliana Rojas, Marco Dutra
ELENCO: Diretor: Juliana Rojas, Marco Dutra; Elenco: Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima, Gilda Nomacce;
SINOPSE: Helena é uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Quando o seu marido perde subitamente o cargo em uma grande corretora, tem início um processo de desestabilização da família.
PRÊMIOS: Prêmio de melhor atriz coadjuvante (Gilda Nomacce) no Festival de Brasília. Prêmio especial do júri no Festival de Paulínia. Indicado à Câmera de Ouro e ao prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes.
UM DIA COM JERUSA (2020) (73′)
REPRISE
HORÁRIOS: terça, dia 22/03, às 0h30
DIREÇÃO: Viviane Ferreira
ELENCO: Léa Garcia, Débora Marçal, Antonio Pitanga
SINOPSE: O encontro da sensitiva Silvia, uma jovem que enfrenta as agruras do subemprego, e de Jerusa, uma senhora de 77 anos, testemunha ocular do cotidiano no bairro do Bixiga, recheado de memórias ancestrais.
POR QUE VOCÊ NÃO CHORA? (2020) (103′)
REPRISE
HORÁRIOS: quarta, dia 23/03, às 0h30
DIREÇÃO: Cibele Amaral
ELENCO: Bárbara Paz, Cristiana Oliveira, Carolina Monte Rosa, Elisa Lucinda
SINOPSE: Jéssica tem origem humilde e se depara com um novo mundo no estágio de psicologia. Quando atende Bárbara, diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline, um contraste de visões surge.
LIMIAR (2021) (77′)
REPRISE
HORÁRIOS: terça, dia 29/03, às 0h30
DIREÇÃO: Coraci Ruiz
SINOPSE: Limiar é um documentário realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente, abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade.
IRMÃ (2020) (87′)
REPRISE
HORÁRIOS: quarta, dia 30/03, às 0h30
DIREÇÃO: Luciana Mazeto, Vinícius Lopes
ELENCO: Maria Galant, Anaís Grala Wegner, Felipe Kannenberg
SINOPSE: Um asteroide vai colidir com a Terra. A mãe das garotas Ana e Julia sofre de uma doença terminal e pede às filhas para irem em busca do pai. Com o iminente fim, as jovens perdem a noção do que é real.