Você está inspirado, tem uma ideia para um negócio e acha que está pronto para iniciar sua jornada como empresário. A contratação de profissionais independentes, conhecidos como freelancers, é uma excelente maneira de conseguir que o projeto seja concretizado de forma prática e eficiente. Hoje, há plataformas online que podem ajudar a encontrar a equipe necessária para colocar em prática a ideia de sua empresa.
Embora os freelancers possam oferecer soluções de baixo custo, muitas vezes é difícil encontrar um bom candidato. A busca por um profissional independente pode ser um desafio. Para ajudar nessa questão, três dicas são essenciais para selecionar um ou mais trabalhadores independentes e transformar uma ideia em realidade.
1. Trace um planejamento sobre o que é necessário
Nenhum projeto deve ser iniciado sem um plano de negócios bem formulado. Freelancers não são mágicos ou videntes. Eles não podem ler sua mente e não há nenhuma pessoa que possa traduzir sua ideia em algumas linhas. Os melhores produtos e serviços são construídos depois de um período de qualificação, planejamento estratégico e definição das funções de um produto. Caso contrário, você acaba perdendo tempo e dinheiro, juntamente com o freelancer.
2. Reserve o tempo necessário para selecionar as pessoas certas e estabelecer uma boa relação de trabalho
Depois de criar um plano que seja capaz de determinar exatamente o que você precisa, é necessário encontrar a pessoa certa.
Uma recomendação é investir no uso de ferramentas em uma única plataforma, ou seja, onde é possível gerenciar a contratação de um profissional de forma semelhante a uma empresa de recursos humanos. Com ferramentas assim, o processo de contratação torna-se muito mais rápido.
Caso deseje gerenciar o processo sozinho, deve-se levar em conta que a publicação de um projeto irá gerar um grande interesse e haverá dezenas de profissionais dizendo que é a melhor escolha. Você deve tratar a contratação de um freelancer como a de um colaborador permanente de sua equipe.
No entanto, é importante analisar alguns pontos:
– Leu o briefing?
– Tem experiência anterior em projetos semelhantes ao que você precisa?
– Tem referências?
– Quais são as reputações e comentários dentro da plataforma?
3. Mantenha uma comunicação aberta
Nunca tenha medo de dizer o que está ou não funcionando bem. Faça avaliações diárias para verificar se o trabalho está fluindo. Caso seja necessário mudar o profissional, tome essa decisão o quanto antes para não interferir no resultado final.
Ao mesmo tempo, escute o profissional independente e trate-o como qualquer outro membro da equipe. Um bom freelancer pode adicionar mais à sua ideia e ajudar a construir um grande produto ou serviço.
O mercado de freelancers é ilimitado, já que a rede cresce continuamente e conecta pessoas em todo o mundo. Se você está em busca de alguém com certas habilidades para participar da sua equipe, é hora de olhar com novos olhos a contratação desse tipo de profissional.
Sebastián Siseles é Diretor Internacional do Freelancer.com, responsável pela expansão global do site. Formado em Direito pela Universidad de Buenos Aires, e em Marketing, com MBA pela University of Pittsburgh. Especialista em finanças corporativas e práticas gerais de negócios, o executivo também fundou varias empresas de comunicação e Internet.
*Por Sebastián Siseles