Especialista em higienização comenta a importância da higienização correta das peças do enxoval do bebê
O zelo com a limpeza do enxoval é uma das preocupações que paira nas cabeças dos pais. Como preparar o enxoval? Como cuidar das peças da forma correta? Como higienizá-las preservando a saúde do bebê?
Cuidado antes do bebê nascer
Roupinhas, sapatinhos, toucas, jogos de lençol, cobertores, kits para berço e outros, são peças delicadas que integram o enxoval e os cuidados com a higienização são importantes para evitar, por exemplo, alergias nos recém-nascidos.
“É de extrema importância que todas as peças do enxoval sejam higienizadas por completo antes do uso, aquele cheirinho de roupa nova fica somente no momento da compra. Inclusive, a limpeza deve ser realizada sem produtos químicos, principalmente amaciante, porque a criança ainda estará muito sensível e há riscos de irritações na pele”, afirma Ricardo Monteiro, especialista em higienização da Quality Lavanderia.
Qualquer tipo de sujeira ou resíduo deve ser eliminado e, por isso, a lavagem individual das peças, com toda a atenção, é o mais recomendável. Não se pode lavar as roupinhas do bebê com as roupas dos demais integrantes da família para não ocorrer o contato com outros tipos de sujidades.
É importante higienizar também os kits do berço. “São peças que requerem mais atenção na higienização correta. É ideal é que seja realizado por profissionais pois as técnicas aplicadas são de acordo com o tipo de tecido e formato do item. E os produtos utilizados são testados para garantir 100% de limpeza, evitando que ocorram incômodos alérgicos aos bebês”, explica o especialista.
Cuidado depois que o bebê nasce
“Esses cuidados devem se manter frequentes. É importante que as roupinhas do bebê sejam higienizadas semanalmente, assim como os itens do berço como lençóis e fronha. Já o kit completo do berço pode ser higienizado novamente por profissionais a cada quinzena”, detalha Monteiro.
Os cuidados com a limpeza também incluem os artigos como os ursinhos de pelúcia e carrinho de bebê. “O acúmulo de poeira pode ocasionar a proliferação de ácaros, por isso, a manutenção das peças pós-nascimento deve ser até mais criteriosa”, finaliza Monteiro.