A evolução no setor financeiro possibilitou a criação da conta digital, segura, prática, permitindo desde a abertura da conta até fazer toda a movimentação utilizando um celular com acesso a internet
As fintechs, startups do setor financeiro – empresas de tecnologia com serviços especializados, revolucionaram de diversas maneiras o sistema bancário e financeiro brasileiro.
Antes de 2016 não existiam bancos digitais no Brasil, a resolução 4.480/16, do Banco Central, autorizou a abertura e o encerramento de contas de forma totalmente digital. Como resultado surgiram os bancos digitais.
Em 2018 a resolução 4.656/18, passou a permitir que as fintechs não tivessem necessidade de intermediação de um banco para conceder crédito.
Em maio do mesmo ano, um relatório divulgado pelo J.P. Morgan, onde avaliou o desempenho no processo de abertura de conta corrente pelo celular em dez instituições financeiras, sendo sete instituições bancárias fintechs e três de bancos tradicionais. Conclui-se que nenhum dos bancos tradicionais conseguiu oferecer um processo inteiramente online, muitas vezes era preciso comparecer na agência física.
Em 2019, quase metade das transações bancárias, 44% das 89,9 bilhões de operações feitas no Brasil foram via mobile, um índice 35% maior do que em 2017 e que aumentou com a pandemia.
As fintechs, presentes no mercado brasileiro há mais de 10 anos e cresceram e nos últimos anos ao apostarem apostarem no modelo de bancos exclusivamente digitais, possibilitando abrir contas no celular, oferecendo cartão de crédito sem anuidade, conta corrente totalmente gratuita, permitindo fazer tudo no aplicativo sem precisar comparecer a uma agência.
Ao oferecer aos clientes vantagens, praticidade e um atendimento rápido, às instituições financeiras exclusivamente digitais disponibilizam além de serviços financeiros para tanto.
Principais diferenciais do banco digital:
– todo o acesso e utilização dos produtos e serviços são feitos online através das plataformas digitais;
– não possuem agências físicas
– atendimento aos clientes feito online
Principais vantagens em abrir uma conta digital:
– abrir conta, fazer pagamentos, transferências, entre outros serviços, utilizando o celular
– as mensalidades e tarifas, normalmente, mais baixas do que em um banco tradicional
– atendimento mais rápido via telefone, e-mail e até chat online
– produtos diferenciados, algumas oferecem funcionalidade que ajuda o cliente a organizar a vida financeira, permitindo informar quanto pretende gastar por categoria e o aplicativo controla o seu orçamento
– agência virtual, na qual os clientes podem interagir com gerentes todos os dias da semana em qualquer horário
Algumas desvantagens do banco digital:
– não tem a mesma estrutura que um banco tradicional.
Os bancos digitais são uma ótima alternativa para clientes que preferem praticidade e ter um serviço 100% online..