Por Andréa de Campos
A higienização do quarto do bebê é uma preocupação de todas as mamães e papais. Com o berço, que acomoda o bebê a maior parte do tempo, a preocupação é ainda maior.
Se não estiver bem limpo, esse móvel pode atrair uma série de doenças, como alergias, dermatites, irritações, entre outras.
Ao contrário do que pode possa parecer, a higienização do berço é bastante simples. Passe um pano de algodão umedecido apenas com água em toda a região rígida do berço.
Uma vez por semana, dedique-se a fazer uma limpeza mais cuidadosa, inclusive aspirando o colchão, o estrado e todos os cantinhos.
Não há necessidade de produtos perfumados ou lustra-móveis, pois o álcool e suas composições químicas podem manchar o berço e até provocar irritações no bebê. Se necessário, nos cantinhos propícios a acumular pó e sujeira, passe um cotonete.
Depois do pano umedecido, é importante passar um pano de algodão seco, evitando que o móvel fique úmido por muito tempo. Assim, o produto ficará limpo e terá sua durabilidade prolongada.
A roupa de cama e o mosquiteiro também devem ser lavados semanalmente. O ideal é que você tenha mais de um kit berço disponível, para fazer a troca com tranquilidade.
Deixe-os de molho de um dia para o outro e depois leve à máquina de lavar com sabões apropriados para bebês. É importante evitar produtos com excesso de química ou perfumes.
Outra preocupação é com o tapete. O processo também é simples e fácil, mas irá depender da região que você mora.
Quem mora em áreas urbanas, em que a poluição é mais presente, o acúmulo de pó e sujeiras é mais recorrente. Por conta disso, a aspiração deve ser diária. Fora dos grandes centros urbanos, a aspiração pode ser feita uma ou duas vezes por semana.
Também há a necessidade da lavagem de 15 em 15 dias, e uma limpeza profissional a cada um ano. O mesmo deve ser feito com as cortinas.
Tomando todos esses cuidados, seu bebê estará muito mais protegido. O quarto dele estará sempre limpinho e livre de possíveis fungos e bactérias, que podem causar doenças. Vale a pena tomar todos esses cuidados!
Andréa de Campos é coordenadora de vendas na Cia do Móvel