A gravidez é uma fase bem importante e transformadora para a mulher. O corpo, os hormônios, o estado emocional e a própria vida sofrem grandes mudanças, por isso, com o objetivo de orientar e conscientizar as mamães dos cuidados necessários para uma gestação saudável, a Dra. Daniela Miyake, médica ginecologista e obstetra, listou abaixo quatro coisas que toda gestante precisa saber e fazer durante a gravidez. Confira:
- Se possível, programe a gestação: Sabemos que muitas mulheres acabam engravidando sem esperar ou planejar, mas quando a gestação é programada, permite a introdução do Metilfolato, uma vitamina que precisa ser administrada de 30 a 90 dias antes da concepção da gravidez e evita em 85% das vezes, que o bebê desenvolva acrania (má formação cerebral) e defeitos de coluna;
- Realizar o Pré-Natal corretamente e sob orientação médica: No acompanhamento Pré-Natal adequado, além de contar com todas as orientações e cuidados do médico ginecologista, também é possível identificar, tratar e/ou prevenir doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, garantindo o bem estar da mãe e do bebê durante a gestação.
- Praticar atividade física regular: A prática de atividade física na gestação é bastante recomendada, pois além de manter a funcionalidade corporal da mãe, previne dores nas costas, quadril e pernas, ajuda na hora do parto, melhora a qualidade respiratória e diminui os riscos de doenças como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e trombose. Lembre-se de consultar seu médico para saber se você está apta à prática de exercícios, pois cada paciente precisa ser avaliada individualmente, cada caso é um caso e uma gestação é diferente da outra.
- Busque acompanhamento nutricional – Se possível, conte com o auxílio de um nutricionista para te orientar quanto à alimentação durante a gravidez. É comum que algumas gestantes necessitem fazer ajustes ou controlar o ganho de peso com mais atenção. O ginecologista e o nutricionista conseguirão definir juntos, a melhor dieta e a melhor estratégia para manter a saúde e o bem estar da mãe e do bebê durante os nove meses de gestação e até após, durante o puerpério e período de amamentação.
*Daniela Miyake é médica Ginecologista e Obstetra, chefe do Centro Obstétrico da Santa Casa de São Paulo