Lendo o Digg, acabei chegando em uma matéria que achei bastante interessante do LiveScience – “How Alcohol Changes The Brain” (Como o álcool modifica o cérebro).
O Journal of Cerebral Blood Flow and Metabolism anunciou na segunda-feira (15/06) um estudo em nome da ciência, com oito homens e sete mulheres, que consumiram álcool utilizando um canudo enquanto estavam deitados em um scanner de MRI.
Após 6 minutos que consumiram uma quantidade de álcool equivalente a três latas de cerveja (nível de álcool de sangue – NAS – de 0,05% a 0,06%), mostraram mudanças nas células do cérebro, que começaram a utilizar o açucar do álcool ao invés da glicose, o alimento “natural” do cérebro.
A concentração de substâncias como a creatina (um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro), que protege as células do cérebro, diminuiram com a concentração do aumento do consumo do álcool.A Colina, um componente que participa na construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação das células lesadas, também foi reduzida.
No dia seguinte após o consumo do alcool, o estudo mostrou que as mudanças no metabolismo do cérebro depois do consumo moderado de álcool por pessoas saudáveis são completamente reversíveis, no entanto, os médicos responsáveis pelo estudo supõe que a capacidade do cérebro se recuperar dos efeitos gerados pelo álcool, diminui ou é eliminado com o aumento do consumo de substâncias alcóolicas, podendo gerar estragos permanente no cérebro, o que ocorre com alcoólatras.
Aos 30&Alguns recomendo alguns links:
Lembre de alimentar seu cérebro
5 Formas de proteger seu cérebro
Quanto mais bebida mais o cérebro encolhe, diz estudo
Alcoolismo
Proteína cerebral para combater o alcoolismo