O que torna uma pessoa produtiva?
Produtividade é a capacidade de conseguir realizar uma grande quantidade de trabalho em um curto espaço de tempo e isso só é possível se você conseguir gerenciar a si mesmo e os hábitos que pratica. Para isso, é necessário ser bem prático e seletivo, focando naquilo que irá trazer retorno, benefícios e poderá ajudá-lo a finalizar o que tem que ser realizado.
O primeiro passo é escrever uma lista de coisas para fazer durante o dia e avaliar quais são as mais importantes. Você pode circular as que acha que são prioridade, em seguida classifique os itens, garantindo assim trabalhar nas coisas com mais importantes a serem realizadas no dia. Tudo o que não for prioridade, que não foi circulado na lista pode ser feito em outra data, ou até mesmo ser removido da lista.
A sua produtividade irá aumentar se você perguntar a si mesmo se o que irá fazer no momento é realmente importante para deixá-lo mais perto de realizar seus sonhos criando um impacto real na sua vida a longo prazo.
Não adianta gastar tempo em algo sem importância, identifique corretamente e trabalhe naquilo que importa, somente quando acabar de realizar essas tarefas utilize seu tempo nas coisas aleatórias, deixando de preferência para realizá-las no final do dia, e lembre-se que será ainda mais fácil se você realizar tarefas semelhantes em sequência.
Um fator muito importante é conseguir alocar pequenos intervalos entre as tarefas já que trabalhar como um robô, sem parar, acaba tornando-o menos produtivo. Nem sempre uma quantidade grande de horas gastas em um projeto/tarefa, significa um amento na produtividade. Descansar é importante e os intervalos ajudam a recarregar as baterias. Sempre que sentir-se improdutivo, faça uma pequena pausa, seja indo buscar um café, ir ao banheiro, conversar com um colega sobre o trabalho…
Se você conseguir remover distrações, você também irá deixar de limitar a sua produtividade, muitas vezes nem mesmo percebemos que a música que escutamos enquanto trabalhamos, ou o computador lento, telefonemas indesejados, alertas da caixa de entrada de e-mails, a internet e suas redes sociais (You Tube/Facebook/Twitter/Google+/etc), acabam ajudando a diminuir a produtividade e a finalizar tarefas importantes. Tente remover tudo que pode distraí-lo prevenindo que consiga realizar suas tarefas, experimente trabalhar em lugares diferentes, faça ajustes aqui e ali, até que sinta que está utilizando todo o seu potencial produtivo.
Sua produtividade também irá aumentar durante os momentos em que estiver inspirado, você notará que conseguirá realizar suas tarefas com o mínimo esforço, para isso, pense sobre o que te inspira na vida, descubra suas motivações e aproveite disso para ficar inspirado e potencializar o seu trabalho.
Uma outra maneira de conseguir realizar mais durante o dia é colocar barreiras tornando mais difícil de outras pessoas chegarem até você, você pode fazer isso simplesmente desligando o telefone, fechando sua caixa de emails, definindo algumas regras básicas como só responder a e-mails depois de tal hora ou X dias. Depois de um tempo, as pessoas vão se acostumar às suas regras. Lembre-se que aqui o importante é conseguir se concentrar no que realmente é importante e conseguir realizá-lo.
No mundo atual, otimize o tempo que tiver entre eventos, como ao esperar por alguém, ir de ponto A até ponto B, etc. Você vai se surpreender com o quanto pode ser feito em apenas um curto período de tempo, use um smartphone para, por exemplo, digitar o que precisa, verificar seus e-mails… faça disso um hábito, leve seu notebook quando sair e aproveite para anotar idéias. Você pode ser altamente produtivo durante esse espaço de tempo entre a realização de alguma tarefa/compromisso, já que não há mais nada que poderá ser feito durante esses 15/30/45 minutos, então você poderá se concentrar totalmente no que estiver fazendo.
Crie o hábito fundamental de definir prazos, utilize um cronograma para a realização das tarefas.Comece definindo suas metas semanais e, finalmente, você será capaz de definir suas metas diárias.
Automatize tudo o que for possível, anote as coisas que faz no dia-a-dia, e veja como pode automatizá-las. Algumas das tarefas não tão produtiva que nós fazemos em uma base regular são:
1. Apagar, arquivar, classificar emails
2. Excluir spam
3. Pagar contas
4. Agendar consultas/reuniões
5. Planejar os dias/semanas/meses
Ao automatizar a sua lista de afazeres, tanto o quanto for possível, você acaba reservando tempo para as coisas importantes.
Aos 30&Alguns, ao ler o artigo The 8 Habits of Highly Productive People, achei importante compartilhar os pontos que achei mais importante, acredito que podem te ajudar, tenta e me diz o que acontece…