No dia 05 de janeiro, recebi a newsletter do correio que informava que em janeiro começaram a implantar na Agência Central e no Aeroporto, em Brasília/DF, um projeto pitlo, para facilitar os trâmites aduaneiros das encomendas internacionais, ” possibilitando a transferência eletrônica dos dados do destinatário, do remetente e das remessas postais, com declaração de conteúdo e valor, para que as aduanas possam identificar previamente o perfil das encomendas de chegada e planejar as ações necessárias ao desembaraço aduaneiro.”
O novo sistema registra e armazena os dados (remetente, destinatário, conteúdo, etc.), agilizando o atendimento, evitando erros de preenchimento e informações inconsistentes nos formulários de postagem.Dessa forma, ocorrerá mais agilidade nas remessas posteriores dos clientes já cadastrados e ao final da postagem na agência, o sistema emitirá o certificado de transporte da encomenda (AWB) e as respectivas faturas.
Aos 30&Alguns tenho minhas dúvidas de quanto tempo levará para funcionar a contento, mas já é um passo, apesar de não confiar muito, pelo menos aqui no Brasil, de ter minhas informações armazenadas em serviços públicos.
Quando morava em Nova Iorque algumas vezes pessoas enviavam correspondências para o Brasil e simplesmente não chegavam, lembro até que teve um caso de correspondências sumirem dentro da agência do correio do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, uma vergonha.
Muitos imigrantes, começaram então a pedir para conhecidos trazerem coisas que deveriam ser enviadas tranquilamente utilizando os correios, como presentes para sobrinhos, mães, etc.