Público infantil é o que mais lê no Brasil: crianças de 5 a 10 anos consomem livros com frequência. A iniciativa mostra que crianças que são incentivadas a ler entram na escola tendo ouvido aproximadamente 1,4 milhão de palavras a mais do que as que não cultivam esse hábito
O hábito de leitura é uma experiência engrandecedora para qualquer ser humano. Para as crianças, é por meio dos livros que existe a possibilidade de visitar lugares desconhecidos, dar asas à imaginação, além de ajudar no aprendizado e no desenvolvimento.
De acordo com o recente levantamento feito pelo IPL (Instituto Pró-Livro), o público infantil é o que mais lê no Brasil. O relatório mostrou que crianças de 5 aos 10 anos de idade consomem livros com frequência. Essas crianças representam 23% de toda a população e costumam ler diariamente ou quase todos os dias por vontade própria.
Para Carmen Pareras, diretora da Catapulta Editores no Brasil, os livros são peças fundamentais para que as crianças se desenvolvam bem e tenham bons hábitos no futuro. “Muitas pessoas não sabem, mas os livros quando inseridos desde cedo na vida das crianças, eles ajudam a aprender a identificar coisas, socializar, criar o senso crítico e ampliar sua compreensão.”, explica.
Um estudo realizado pela Universidade de Ohio mostra que crianças que são incentivadas a ler entram na escola tendo ouvido aproximadamente 1,4 milhão de palavras a mais do que as que não cultivam esse hábito.
“A leitura é um hábito que estimula a criatividade das crianças e exercita paciência e compreensão ao acompanhar a história do livro. Também é essencial para o desenvolvimento e alfabetização dos pequenos, especialmente quando a leitura é feita em voz alta pela criança”, comenta Natália Reis Morandi, psicóloga na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Decifrar, compreender, generalizar, sintetizar ou até mesmo propor hipóteses são funções superiores da mente, usadas durante a leitura. Talvez por isso, pesquisas científicas realizadas nos Estados Unidos – Universidade de Stanford – e na França – Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm/Comissão de Energia Atômica e de Energias) – comprovam que a leitura faz bem ao cérebro.
Dentre os diversos benefícios que a prática oferece as crianças, também é por meio dela que as crianças:
- Desenvolvem a concentração;
- Estimulam a memória;
- Trabalham o raciocínio e compreensão;
- Estimulam a linguagem oral;
- Ampliam a capacidade criativa.
Os benefícios se estendem também para o fortalecimento de vínculos afetivos e habilidades socioemocionais, uma vez que, por meio da leitura, as crianças começam a entender seus sentimentos e a tentar lidar com eles.
“Ler com os pequenos é uma forma de estreitar o laço afetivo e também entender o universo e as emoções da criança, mostrando para as crianças as maneiras saudáveis de lidar com os sentimentos”, finaliza Morandi.