10 dicas da ONG Banco de Alimentos para evitar o desperdício de alimentos
- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês ou em escondidinhos.
- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muita vitamina C, importante para aumentar a imunidade do organismo e, portanto, prevenir infecções.
- Refogue com tempero e ovos batidos, faça sucos ou adicione ao molho pesto de manjericão.
- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A, importante para saúde dos olhos, da pele, dos cabelos e para o crescimento. É possível aproveitá-las para fazer bolinhos ou para substituir o uso da salsinha. Ambas são extremamente parecidas em aspecto e sabor.
- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas hidrossolúveis, que se dissolvem em água. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê, ou para agregar valor nutricional ao arroz ou ao macarrão.
- A água do cozimento da beterraba pode ser utilizada para o preparo de gelatinas vermelhas.
- As cascas da batata, mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba podem ser assadas ou fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.
- A casca da laranja pode ser caramelizada para ser servida com café, ou utilizada em compotas ou mesmo para produção de biscoitos.
- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer cocada. Já a parte branca do maracujá pode render um doce de compota.
- Com as cascas das frutas, como por exemplo, da goiaba e abacaxi, podem se preparados sucos batidos no liquidificador. Estes sucos podem ser aproveitados para substituir outros ingredientes no preparo de bolos;
- Ao ralar a casca do limão ou laranja evite chegar até a parte branca, pois a mesma é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.