A capital do Estado do Rio de Janeiro, localizada na região sudeste do Brasil, é conhecida mundialmente por sua beleza natural, pelo Cristo Redentor que saúda a todos com seus braços abertos, o Corcovado, as famosas praias, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e a internacional Garota de Ipanema.
Como toda grande metrópole, no Rio, você irá encontrar uma variedade de programas que poderão ser feitos durante o dia e a noite. Na primeira visita a Cidade Maravilhosa, o turista não pode deixar de visitar alguns locais, como o Pão de Açúcar que teve o Bondinho inaugurado em 1912 e durante décadas faz parte da paisagem carioca.
A maioria das pessoas nem mesmo sabem que foi aos pés do Morro cujo pico se encontra na entrada da Baía da Guanabara, que em 1565, Estácio de Sá, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, e cujo teleférico inaugurado em 1912 foi o terceiro dessas dimensões instalado no mundo.
O Morro do Pão de Açúcar vale a pena ser visitado durante o dia para observar a Cidade Maravilhosa e também a noite no Morro da Urca, primeiro estágio da subida, que abriga espaço para eventos e muitas vezes acontecem shows e festas. Vale a pena ficar atento ao visitar a cidade e verificar se algum evento estará ocorrendo no local privilegiado com uma vista da cidade que fica abaixo a 220m.
Falando em Rio de Janeiro, não podemos deixar para trás a visita ao Morro do Corcovado (710m de altura) para conferir de perto o Cristo Redentor com seus 38m de altura, inaugurado em 12 de outubro de 1931 e eleito como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, que agora conta com três elevadores panorâmicos.
No pé do Morro do Corcovado, encontra-se a Estação do Cosme Velho, totalmente revitalizada e o visitante ainda tem a opção de subir o morro de carro ou utilizando o famoso trem da Estrada de Ferro do Corcovado.
Quem visita a cidade não pode deixar de fazer um passeio pela orla da zona sul carioca, apreciando a beleza das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, além de aproveitar o dia tomando um sol, e curtindo uns petiscos em um dos famosos quiosques da orla.
Quem quiser fazer passeios culturais não pode deixar de visitar o MAM – Museu de Arte Moderna, o Centro Cultural do Banco do Brasil, a Casa de Cultura Laura Alvim, o Jardim Botânico que ocupa uma área de 137 ha com cerca de 5500 árvores e arbustos, aproximadamente 8 mil espécies vegetais classificadas e 11 mil espécimes de vários lugares do mundo.
Falando em gastronomia, Ipanema e Leblon têm restaurantes para todos os gostos e bolsos, uma boa caminhada pelas ruas principais dos bairros já dão uma excelente noção da gastronomia local.
A boemia não pode deixar de passar pelo famoso bairro carioca, a Lapa, localizada no centro da cidade, onde ficam os Arcos da Lapa, bairro onde todos os estilos musicais convivem pacificamente, desde a Sala Cecília Meirelles, considerada a melhor casa de concertos de música de câmera do Rio, passando pelo famoso bar de forró Asa Branca, pelas rodas de samba do Emporium 100, do Rio Scenarium, e do Carioca da Gema, ou as batidas eletrônicas que acontecem na Fundição Progresso, sem deixar de mencionar o famoso Circo Voador, onde todos os estilos musicais se apresentam.
Quem tiver com tempo de sobra, ainda recomendo uma viagem a Região dos Lagos, formada por 13 cidades (Cabo Frio, Armação dos Búzios, Araruama, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Iguaba, Iguabinha, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Barra de São João, Praia Seca, Verão Vermelho e Macaé) e considerada uma das mais belas regiões do litoral do sudeste Brasileiro.
Para maiores informações visite:
Bondinho – www.bondinho.com.br
Corcovado – www.corcovado.com.br
MAM – www.mamrio.org.br
Centro Cultural do Banco do Brasil – www.bb.com.br
Casa de Cultura Laura Alvim – www.funarj.rj.gov.br
Jardim Botânico – www.jbrj.gov.br
Aos 30&Alguns acho legal falar também do lado bom da cidade, se você quiser enviar um texto sobre a sua cidade para conhecermos um pouco de outros lugares, fique a vontade.