Press Release:
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Instituto Claro, que tem como objetivo estimular e reconhecer iniciativas que utilizam as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) em processos educacionais ou de desenvolvimento comunitário. Com o tema “Novas Formas de Aprender e Empreender”, a novidade para esta segunda edição do prêmio é fortalecer a questão do empreendedorismo social.
No total, serão concedidos R$ 150 mil em prêmios. Os candidatos podem se inscrever em duas modalidades: Inovar na Aprendizagem e Inovar na Comunidade.
Poderão participar educadores e professores, instituições educativas formais e não-formais e organizações do terceiro setor e público em geral, desde que ligados a uma empresa jurídica, de todas as regiões do Brasil. As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto – www.institutoclaro.org.br, onde também é possível consultar o regulamento do concurso e acompanhar um tutorial online sobre como inscrever um projeto.
Para concorrer ao Prêmio Instituto Claro – Novas Formas de Aprender e Empreender, é importante que a ideia apresentada seja inovadora e com potencial de causar impactos positivos. Também é necessário que o empreendedor tenha perfil articulador, de modo que possa identificar possíveis parceiros para auxiliar na implementação do projeto e efetivamente colocá-lo em prática.
O prazo para inscrição é 3 de dezembro e a premiação acontecerá no início de 2011. Todos os projetos serão avaliados por uma comissão técnica composta por especialistas em educação, empreendedorismo e tecnologia.
“Na primeira edição do prêmio, percebemos uma atitude empreendedora dos profissionais participantes, que possuíam ideias inovadoras, muitas vezes simples, mas que poderiam fazer a diferença. E é isso que queremos valorizar este ano, já que os resultados de um projeto podem mudar tanto a forma de aprender dentro e fora da sala de aula quanto impactar toda uma comunidade”, afirma Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro.
Categorias do Prêmio
A modalidade “Inovar na Aprendizagem”, consiste em apoiar a execução de iniciativas conduzidas por profissionais que criam novas formas de aprender. Isso inclui ações para o processo de educação formal ou não formal, desde que utilize as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como parte do processo de aprendizagem.
Já a modalidade “Inovar na Comunidade”, tem como foco apoiar a execução de ações que melhorem as condições de vida da comunidade. O objetivo é promover o desenvolvimento comunitário com iniciativas de cunho ambiental, cultural ou esportivo, que gerem valor social.
Mais informações pelo site www.institutoclaro.org.br/premio ou pelo telefone (11) 3171.0998.
Instituto Claro
Criado em março de 2009, o Instituto Claro tem como missão estimular a discussão e o desenvolvimento de oportunidades educacionais inovadoras e lúdicas, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação. Ao eleger a causa da educação, o Instituto incentiva e apóia a revisão, o debate e a inovação dos processos de ensino e de aprendizagem, compatíveis com a realidade e demandas atuais da sociedade.
Além disso, o conceito de empreendedorismo tem sido repercutido na realização de todas as ações promovidas pela área de responsabilidade corporativa da Claro, que envolve também projetos socioculturais e de sustentabilidade.
Atualmente, entre os principais projetos do Instituto Claro está o festival nacional de curtíssima metragem, o Claro Curtas, que visa democratizar o audiovisual com o uso das mídias móveis, além de revelar novos talentos.
Outra ação de destaque é o Prêmio do Instituto Claro, em que são selecionadas iniciativas de todo o Brasil que relacionem empreendedorismo, aprendizagem e a utilização de novas tecnologias. Para esta ação, apenas em 2009 foram recebidos mais de 1360 novos projetos. Além disso, são constantemente desenvolvidas iniciativas direcionadas ao público interno da Claro, como o Programa de Doação ao FIA (Fundo da Infância e da Adolescência) e o Programa de Voluntariado, cujo objetivo é fortalecer o engajamento dos funcionários com a prática de ações sociais.
O portal integrado (www.institutoclaro.org.br) é um dos canais do Instituto que busca divulgar e reconhecer estudos, pesquisas acadêmicas e ações que discutam o impacto das novas tecnologias na aprendizagem, fomentando a causa do Instituto. O site também disponibiliza outros recursos para que as pessoas possam, de fato, experimentar formas interativas de aprender.
Outras idéias e notícias do Instituto Claro estão no twitter (http://twitter.com/institutoclaro)
Sobre a Claro
A Claro é uma das líderes em telefonia celular no Brasil, atua nacionalmente e atende a mais de 47,5 milhões de clientes. A operadora conta atualmente com a maior cobertura nacional e está presente em 3.509 municípios com as tecnologias GSM e 3G. Líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, a Claro possui acordos de roaming em mais de 160 países para serviços de voz e em mais de 130 para tráfego de dados, nos cinco continentes. É controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo.
Na área de responsabilidade corporativa, a operadora mantém o Instituto Claro, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação.