leitura

O conhecimento nunca tira férias: 8 indicações de leitura para todas idades

O aprendizado é o que há de mais significativo para um ser-humano, ainda mais quando relacionamos a tarefa ao lazer. O hábito de ler engaja, amadurece, traz o poder de escolha e de fala, qualidades importantes a serem estimuladas durante o ensino.

Diante disso, por que não fazer uma leitura prazerosa nessas férias? E para que os ávidos leitores não percam quais são as obras que estão em alta de acordo com a fase escolar, aqui está uma lista com oito dicas para crianças, jovens e adultos.

Pré-escola

leitura

Bichos de A a Z: aprender sobre a fauna é um processo extremamente prazeroso, e quando unimos incríveis poemas rimados e desenhos incríveis, fica mais fácil ainda. É esta a premissa desta obra do poeta George Gimenes, que desafiará às crianças a identificar e conhecer 26 animais de acordo com o alfabeto.

  • Tudo! Editora
  • Onde encontrar: Amazon
leitura

1,2,3 vamos contar: é com ilustrações coloridas e rimas divertidas que Maíra Lot Micales, autora de Cocô, Xixi e Pum, um dos mais vendidos livros sobre desfralde no país, facilita a memorização dos números para crianças em alfabetização. A forma lúdica e descontraída, com certeza, fará com que os pequenos saiam contando tudo por aí.

  • Editora: Caminho suave
  • Onde encontrar: Amazon

Ensino Fundamental

leitura

Chama a Bebel: quando a protagonista, de apenas 15 anos, deixa a mãe e o avô no interior para morar com os tios na capital a fim de concluir os estudos, não imagina o que a espera. Além das escadas, um obstáculo diário para sua cadeira de rodas, ela precisa lidar com a saudade da família, comentários ásperos da tia e uma colega da classe que além de capacitista é filha do “dono da cidade” e rainha da razão. Logo de cara, Bebel mostra aos alunos e professores da nova escola que é uma líder nata e, quando o assunto é sustentabilidade e preservação do planeta, ninguém melhor do que ela, uma admiradora da ativista Greta Thunberg.

  • Citadel Grupo Editorial
  • Onde encontrar: Amazon
leitura

Minha Enciclopédia dos Porquês: junto com o aprendizado, vem a temida fase dos “porquês”. Para facilitar a vida dos pais, estimular a leitura e a iniciativa de buscar suas soluções, Louise Vercors escreveu esta obra com respostas criativas e ilustradas.

  • VR Editora
  • Onde encontrar: Amazon

Ensino Médio

As Sete Maravilhas do Ser Humano: esta aventura filosófica conduz jovens em jornada de transformação. O professor de filosofia Yuri Barcellos Galli criou um romance tem base na teoria da Constituição Septenária, conceito filosófico que ilustra a complexidade da natureza humana e demostra como diferentes aspectos da existência interagem entre si. Uma ótima obra de autoconhecimento para quem está na fase que provavelmente decidirá o resto de sua vida.

  • Hanoi Editora
  • Onde encontrar: Amazon

Opúsculo Humanitário: leitura obrigatória para o vestibular Fuvest 2026 a 2029, Nísia Floresta defende a importância da educação feminina. Afinal, para a autora, o desenvolvimento de uma nação estava intrinsecamente ligado ao papel que a mulher ocupava na sociedade. Da condição feminina na Antiguidade à situação brasileira do século XIX, a escritora traça um panorama histórico do lugar da mulher no âmbito social.

  • Editora: Via Leitura
  • Onde encontrar: Amazon

Faculdade

O Livro secreto do Escritor: Não importa a área que seguir, escrever um livro irá levar a carreira a outro patamar. Nesta obra, a jornalista e CEO do Grupo LC, Lilian Cardoso, mergulha nos bastidores da literatura ao marketing digital; propõe exercícios para traçar a personalidade na escrita e marca pessoal; e todos os outros caminhos para chegar à publicação. Um verdadeiro guia de storytelling e uma aula completa do mercado literário.

  • Citadel Grupó Editorial
  • Onde encontrar: Amazon

O Imortal Machado de Assis – Autor de Si Mesmo: nesta obra de Adelmo Marcos Rossi, os leitores compreenderão como o escritor de “Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881) fundou uma espécie de psicologia sob a forma de literatura. Enquanto Sigmund Freud foi fundamental para a área da ciência, a obra machadiana pode não ter criado esse instrumental, mas apresentou a psicologia e as tramas da mente por meio da ficção. Com um jeito divertido, irônico e incisivo de escrever, Machado de Assis analisou a sociedade, as emoções humanas e a complexidade da mente de uma forma tão profunda que ele nem sequer poderia imaginar quantos conceitos citados por ele seriam descobertos anos depois por Sigmund Freud.

By redator

Posts assinados como redator são sugestão de pauta enviados por agências.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Discover more from Portal Vida Adulta

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading