Ao planejar o modelo e a disposição dos móveis planejados, é importante levar em consideração os hábitos, gostos e necessidades das pessoas que vivem no local. Uma casa com crianças, por exemplo, pede atenção com espelhos e vidros, enquanto um lar com idosos requer cuidados especiais, como a altura das prateleiras.
Antes de começar:
-
Analise se este é o momento certo de começar o projeto. Se o imóvel é novo, é importante saber quando terá as chaves em mãos e para quando pretende a entrega dos móveis prontos e montados. Além disso, é interessante se preparar e fazer um planejamento completo de gastos. No entanto, não compensa fazer orçamentos com mais de seis meses de antecedência, pois os preços podem variar e invalidar todo o seu esforço;
-
Tire as medidas ou tenha a planta em mãos. Você também pode solicitar a presença dos potenciais fornecedores que irão desenvolver seu projeto;
-
Liste os fatores que podem interferir no processo. Na cozinha, quais serão os eletrodomésticos? Haverá uma ilha gourmet? Um cooktop? E na sala? Como será a televisão? Ainda há reparos a serem feitos, pequenas reformas? Já parou para olhar as tomadas? Como será a iluminação? Levante todas essas questões para diminuir a chance de imprevistos.
-
Faça um esboço do projeto, para mostrar a ideia do que deseja. A dica aqui é usar papel quadriculado e, para acertar na proporção, usar uma abertura (janela ou porta) como referência. Depois disso, a empresa contratada realizará uma medição exata para finalizar o projeto. Posteriormente, é comum haver um alinhamento do primeiro projeto com a realidade constatada;
-
Pense nos materiais que irão compor seus móveis. Saiba que você precisará escolher o tipo de madeira, ferragens, entre outros acessórios. Imagine como será usado o móvel, levando em consideração qual peso será colocado nele, quais artigos irá guardar etc.
-
Planeje o estilo. Para sua casa ter “a sua cara”, pense no estilo dos móveis e ambientes. A divisão mais tradicional, que serve como referência, é entre os estilos clássico, contemporâneo e moderno. É possível misturar estilos e tendências, mas procure sempre ouvir as opiniões dos profissionais da área.
Dicas rápidas
-
De certa forma, o cliente não comprará apenas o móvel, e sim a solução para um ambiente. Como móveis planejados são feitos especificamente para determinado cliente e ambiente, o entendimento dDas suas necessidades é primordial. Por isso, esteja preparado para responder, aos fornecedores, várias perguntas a respeito de seus hábitos e preferências. O objetivo dessas entrevistas é captar o que realmente precisa e o que o ambiente pode oferecer;
- Pondere que o móvel planejado dificilmente poderá ser retirado de sua casa atual. Em contrapartida, ele pode valorizar seu imóvel em uma possível venda. Frequentemente, a retirada é contraindicada porque os ajustes não serão os mesmos no novo local e porque o processo de mudança pode danificar as peças.
Para quem está decorando o imóvel ou pretende repaginar a casa, o ProCompra, plataforma para facilitar a cotação e contratação de móveis planejados para todos os ambientes de uma residência.