No meio das coisas da minha mudança, eis que eu acho o meu discurso de formatura (1998) ….
“Caros Bacharelandos , Familiares e Amigos,
É com imenso prazer que estamos aqui reunidos neste dia de maior importância para a turma da escola de Turismo 95.1 da Faculdade da Cidade. Nesta solenidade de formatura gostaríamos de agradecer a presença da nossa patronese a jornalista Glória Maria, da nossa paraninfa, Professora Maria Cláudia, de todos os convidados e homenageados presentes.
Neses 3 anos e 1/2 de curso, aprendemos muito com os nossos mestres e com nosos colegas. Nossa turma lutou muito para conseguir várias melhorias no ensino de excelência oferecido neste estabelecimento. Graças as nossas constantes persistências, as turmas que nos sucederam estão tendo um ensino mais adequado as atuais exigências do mercado.
Em 1995 quando ingressamos à faculdade, nossa turma era composta praticamente por 60 alunos. Com o passar dos períodos, alguns alunos abandonaram ou trocaram de curso. Muitos ingressaram pensando que iriam formar-se “Turistas” ao invés de Bacharéis em Turismo. Com o dom e a habilidade de difundir, propagar e fazer parte do tripé turístico, nós continuamos firmes, persistimos e alcançamos nossos objetivos.
Alguns hoje trabalham em hotéis, outros em empresas organizadoras de eventos, outros ainda em cias aéreas. Nos nossos estágios tivemos a oportunidade de pôr em prática os ensinamentos passados por nossos mestres, com a certeza de termos feito a escolha certa.
Pessoas vindas de lugares distintos e com histórias de vida diferentes conseguiram superar as diferenças, criar vínculos sólidos de amizade. Tivemos o prazer de acompanhar a gravidez da nossa colega Maria Augusta e o nascimento da sua filha Júlia. Conhecemos pessoas que se tornaram parte de nossas vidas e que continuarão juntas a nós ao longo da nossa escalada, que não acabou, nem tão pouco está somente começando e sim atingindo um novo degrau rumo ao sucesso almejado por todos.
Hoje somos 13 bacharelandos e é com muito orgulho que celebramos essa vitória de cada um de nós.
Agora chegamos no ponto esperado, o Futuro. O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído, e o ato de fazê-lo muda tanto o caminhante quanto o destino.
De agora em diante quando nos encontrarmos em dificuldade e pensarmos em desistir, teremos que olhar para a trás e lembrarmos dos obstáculos que já conseguimos superar. Quando tropeçarmos e cairmos, devemos levantar, jamais ficar prostrados.
Se em algum momento nos sentirmos orgulhosos por alguma realização pessoal, devemos olhar para dentro e sondar nossas verdadeiras motivações. Antes que o egoísmo nos domine no momento em que nossos corações estiverem sensíveis, devemos olhar para os lados e socorrer os que nos cercam. Na escalada rumo às altas posições, no afã de concretizar nossos sonhos, devemos olhara para baixo e observar se não estamos pisando em ninguém. E em todos os momentos da vida, seja qual forem as nossas atividades, devemos olhara para cima e buscar a aprovação de Deus.
Sucesso para todos é o que desejamos!!!
(Veridiana Serpa e Rodrigo Lovatti)
JURAMENTO DO BACHAREL EM TURISMO
“Prometo, como bacharel em turismo, dedicar-me à pesquisa e ao desenvolvimento sustentável do turismo, empenhar-me pelo engrandecimento do fenômeno turístico, no Brasil e no Mundo; preservar o turismo como instrumento de paz, bem estar e entendimento entre os povos; e zelar pelos valores éticos da profissão.”
Aos 30&alguns, é muito bom olhar para trás e relembrar momentos como esse, de alegria e realização pessoal e principalmente lembrar que tenho grandes amigos que conheci nessa época, em que curtíamos a vida adoidado.