Vamos ser sinceros, todos querem dar ao primeiro bebê tudo novo, berços, carrinhos de bebê, trocadores, cadeirões superfaturados, e apesar desse capricho, ´me atrevo a assim dizer, já que gerlamente quando nasce o segundo filho, esse acaba herdando vários ítens do mais velho, então esse gasto excessivo com o primeiro filho é um desperdício de dinheiro, os pais de primeira viagem podem economizar para o futuro do filho desde cedo.
Se você pode obter alguns itens gratuitamente ou com desconto porque não fazê-lo? Há uma boa chance que você conheça alguém que já tenha tido um filho e que essa pessoas tenha uma tonelada de itens reutilizáveis queela esteja disposta a doar ou até mesmo vender por um preço bem mais em conta.
Quando o Adriano nasceu comprei e ganhei muitos ítens, o enxoval dele dava pra umas cinco crianças, muitas roupas ele nem mesmo chegou a usar, os sapatinho de recém-nascido então nem se fala, assim como os gorros, uns 8 que nunca nem chegou a usar. Mas ganhei várias coisas que gostei muito, pois foram amigos que moram no Rio, que usaram com seus filhos e mandaram entregar aqui em casa, um berço, um trocador, uma poltrona, um cadeirão, tudo de excelente qualidade e com uma história por trás.
Uma amiga da minha mãe deu para ela vários ítens que tinham sido de seus netos para ter em casa quando o neto fosse visitar, achei um gesto muito carinhoso de uma avó para a outra, tudo semi-novo, banheirão e jumper de colocar na parede, outras coisas como cadeirão, berço, cadeirinha do carro minha mãe comprou.
Nós pais temos que ser desde cedo inteligentes, essas pequenas economias podem ajudar a poupar um dinheiro extra, por exemplo, para a educação, que tal contribuir mensalmente em uma conta poupança?
Os preços das fraldas assustam qualquer um, já até escutei pessoas comentando que pensam em ter filhos mas quando lembram dos gastos com a fralda a idéia acaba ficando distante, que tal procurar os fabricantes de fraldas e leite em pó e sempre monitorar essas marcas para ver quando há descontos sobre esses produtos, afinal um pacote de fraldas aqui, uma lata de fórmula lá, tudo pode somar. Meu marido descobriu uma distribuidora de produtos para bebês e começamos a comprar lá, ao invés de comprar o pacote, passamos a comprar fardo, grandes quantidades e acabamos economizando dinheiro.
Alguns pais ficam na dúvida entre gastar com um show, um jantar ou investir no futuro e saúde do filho, eu acredito que temos que sempre colocar a criança em primeiro lugar, mesmo que isso acarrete ter que livrar-se de alguns confortos. Já vi caso de casais com o plano mais caro de tv a cabo e não ter dinheiro para colocar o filho na escola/creche que deseja por causa de R$100, R$200 de diferença. Não acho que isso faça sentido, deveriam cortar ou diminuir o plano de tv a cabo, assim como de internet, diminuir nos gastos com saídas e investir na creche adequada.
Fazer horas extra, freelancer em um home-office, pode acabar sendo uma maneira extremamente útil de ajudar na economia, nem que seja apenas por alguns meses, pode exigir mais energia do que você estava disposto a gastar, mas também pode realmente valer a pena quando o bebê nascer. Pense nisso.