“Emoção sob medida” é um guia para encontrar inspiração dentro de uma organização, construir conexões emocionais decisivas com os consumidores e estruturar uma marca que ressoe profundamente em corações e mentes
Em Emoção sob medida, Greg Hoffman, ex-Chief Marketing Officer da Nike, que teve participação na criação da marca e em campanhas de marketing geniais, compartilha lições sobre o poder da criatividade, extraídas de quase três décadas de trabalho na empresa. Publicado no Brasil pelo selo Planeta Estratégia, da Editora Planeta, o livro é apresentado como uma espécie de manual estratégico que tem como objetivo desabrochar a criatividade dentro das empresas. “E, quando digo criatividade, estou me referindo ao tipo de criatividade que altera paradigmas, desperta emoções e nos conecta uns aos outros”, afirma o autor.
A publicação conta toda a trajetória de Hoffman, desde quando ele começou na Nike, como estagiário temporário — e sua curiosa viagem no furgão de seus pais ao estado de Oregon, onde a empresa era sediada –, até sua chegada a CMO, quando se tornou responsável pelo design da marca e suas ações de marketing e branding. Ao longo dessa jornada, o autor liderou equipes para formar e para expressar a voz e a identidade da Nike, sempre com o mesmo foco: criar uma forte ligação emocional entre os produtos da companhia e as pessoas que os compravam. “Não, não vendemos produtos; profissionais de marketing contam histórias. Seja qual for o veículo de mídia, compartilhamos os valores e o propósito de nossa marca por meio de histórias inspiradoras que comovem nosso público, provocam uma emoção específica e constroem laços duradouros entre consumidor e marca”, escreve.
Recheado de histórias da atuação da Nike, Emoção sob medida traz à tona os bastidores de campanhas memoráveis da marca como Bo sabe (no original, Bo Knows), uma referência ao multiatleta Bo Jackson, que visava estimular o treinamento cruzado de diversas modalidades, ou Correr faz o mundo girar (no original, Running Makes the World Go Round), uma campanha que unia tecnologia e movimento para estimular a prática esportiva em todo o mundo. O exercício de empatia, a valorização do trabalho coletivo e a vontade de ousar e inovar são alguns dos ensinamentos que o autor compartilha na publicação — valores essenciais ao longo de sua trajetória, quando viu nascer ideias e produtos icônicos, como a tecnologia de amortecimento Nike Shox ou o aplicativo Nike+, feito em parceria com a Apple. Destinado a profissionais de todas as áreas, este é um guia para encontrar inspiração dentro de uma organização, construir conexões emocionais decisivas com os consumidores e estruturar uma marca que ressoe profundamente em corações e mentes.
TRECHOS DO LIVRO
As conexões emocionais que formam um vínculo entre marca e consumidor não dependem do tamanho da marca nem de suas receitas; dependem do poder da história e da profundidade da conexão.
Eu levaria alguns anos para conseguir implementar totalmente essas ideias, e outros tantos antes que eu pudesse olhar para trás e entender, com o benefício da retrospectiva, por que razão meu método funcionou, mas o fato é que começou no Brasil, e com um estilo de jogo bonito conhecido como ginga.
Compreender o modo como outras pessoas criativas usam seu ofício para criar suas próprias histórias e comunicar suas próprias ideias é inestimável.
Se você está tentando alcançar os consumidores de uma nova maneira, precisa estar disposto a abrir mão de como as coisas normalmente funcionam.
Ícones culturais começam a tomar forma quando uma marca permanece autêntica em sua identidade e propósito. Faça isso, e o que é descolado vai correr atrás de você.
Seja humano. Crie emoção. Deixe seu legado.
FICHA TÉCNICA
- Título: Emoção sob medida
- Autor: Greg Hoffman
- Páginas: 384 p.
- ISBN: 978-85-422-2025-4
- Editora Planeta | Selo Planeta Estratégia
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SOBRE O AUTOR
Greg Hoffman é ex-diretor de marketing da Nike. Por mais de 27 anos, ocupou cargos de liderança em marketing, design e inovação na empresa. Hoffman fundou e atualmente dirige a empresa Modern Arena, que aconselha empresas, startups e organizações sem fins lucrativos na criação de uma marca memorável, com forte impacto social e destaque no mercado. É também instrutor de Branding na Lundquist College of Business da Universidade de Oregon e presidente de Inovação do Conselho de Curadores da Minneapolis College of Art and Design.