Com a Sessão Telecine, programação especial no Telecine Cult e uma cinelist dedicada ao festival no catálogo, disponível dentro do Globoplay e via operadoras, a sinergia entre a marca especialista em cinema e o evento, um dos mais tradicionais e prestigiados da América Latina, reforça seu principal objetivo em comum: proporcionar ao público uma programação diversa e plural.
No dia 13, as mulheres comandam a noite com personagens fortes e cheias de afeto, começando por Marianne (Noémie Merlant) e Héloïse (Adèle Haenel), protagonistas de Retrato de uma Jovem em Chamas, destaque das 19h45. A obra da premiada cineasta francesa Céline Sciamma ganhou a Queer Palm e o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes, além das indicações à Palma de Ouro, em Cannes, e ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Na sequência, às 22h, tem Quo Vadis, Aida?, longa da Bósnia-Herzegovina indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O drama conta com direção e roteiro assinados por Jasmila Žbanić. Já Nós Duas, de Filippo Meneghetti, fecha a programação às 23h55.
A maratona continua a qualquer momento no Telecine, dentro do Globoplay e via operadoras, com essas e outras produções que já passaram pelo Festival do Rio.
Especial Festival do Rio no Telecine Cult
13/10
- 19h45 – Retrato de uma Jovem em Chamas
- 22h00 – Quo Vadis, Aida?
- 23h55 – Nós Duas
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é o maior da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.
O Festival do Rio tem apresentação e patrocínio master da Shell Brasil – Lei Federal de Incentivo à Cultura – e da Prefeitura do Rio de Janeiro – por meio da RioFilme, órgão que integra a SEGOVI (Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública). Também conta com o apoio da FUNARJ. O Festival do Rio é uma realização da Cinema do Rio.