Como é viver em uma região em guerra? O que está por trás das pessoas que lutam? E das que são obrigadas a deixarem seus lares? Zona de Conflito, série nacional que o HISTORY estreia neste sábado, acompanha o fotógrafo e documentarista Gabriel Chaim em uma viagem pelo Iraque e Síria, países afetados por guerras civis que tentam se defender do Estado Islâmico. Em oito episódios, sendo dois inéditos por semana, o fotógrafo enfrenta perigos e, em meio a escombros, chega muito próximo às linhas inimigas, revelando as histórias das pessoas que vivem nessas regiões.
Zona de Conflito mostra a trajetória de Gabriel, a partir de São Paulo, até chegar a Kobane, em 2015. Ao longo da viagem, o fotógrafo conversa com líderes religiosos, soldados, comandantes, refugiados; caminha pelas ruínas e ouve histórias de famílias e crianças que tentam reconstruir suas vidas em meio a tanta destruição.
No primeiro episódio da série, Gabriel deixa São Paulo e vai até Erbil, principal cidade do Curdistão Iraquiano. Sem poder pisar em território turco já que foi preso e deportado por atravessar a fronteira ilegalmente, o único caminho possível para Gabriel voltar à cidade de Kobane, na Síria, é entrando pelo Iraque. Já no Curdistão, Gabriel e seu guia OJ vão até o campo de refugiados de Arbat, onde conversam com pessoas que tiveram de sair às pressas da cidade de Sinjar, invadida pelo Estado Islâmico. Mais tarde, vão a um front de batalha que cerca a cidade, onde por muito pouco não são atingidos por um morteiro lançado pelos extremistas.
No episódio seguinte, Gabriel e OJ vão ao templo Lalish, local sagrado para os yazidis, um povo que habita aquela região há mais de mil anos e que sofre perseguição do Estado Islâmico por não serem muçulmanos. Lá, ele conversa com líderes religiosos e aprende um pouco mais sobre a cultura daquele povo. Mais tarde, depois de quase se perder na estrada, Gabriel chega a um novo front e é mais bem recebido pelos peshmerga, exército curdo que defende a região. Na manhã seguinte, visita o front do castelo, linha de frente que fica a menos de 50 metros de distância do Estado Islâmico. Lá, o fotógrafo tenta capturar imagens com seu drone, mas tem que recolhê-lo às pressas, pois é alvejado pelos franco-atiradores jihadistas.
ESTREIA – 4/2, sábado, 23h35
Canal: History