Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) cerca de 63 milhões de adolescentes entre 12 a 15 anos e 58 milhões de crianças do Ensino Fundamental estão fora da escola em todo o mundo, no Brasil, são cerca de 3,8 milhões de jovens de 4 a 17 anos que estão sendo privados de um direito garantido pela constituição e do desenvolvimento de competências que serão necessárias depois, na vida adulta.

Fora-da-escola-nao-pode

Com o objetivo de oferecer aos municípios brasileiros uma abordagem inovadora de busca ativa de crianças fora da escola, o Instituto TIM se juntou ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na mobilização Fora da Escola Não Pode – iniciativa de enfrentamento da exclusão escolar liderada pelo UNICEF. A nova parceria prevê o desenvolvimento de uma solução tecnológica que permitirá aos municípios identificar de forma mais simples e ágil quem são as crianças e adolescentes fora da escola utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

O sistema de busca ativa é um software livre e os municípios que se interessarem por adotar o sistema montarão times locais, que poderão incluir profissionais de áreas diferentes dentro das prefeituras (Saúde, Educação, Assistência Social, etc.), ONGs ou outras instituições. Durante suas interações com a comunidade, os agentes de saúde, conselheiros tutelares, assistentes sociais, representantes de entidades sociais, entre outros identificarão e reportarão, pelo sistema, casos de crianças que deveriam estar na escola, mas não estão.

A solução tecnológica vai potencializar a articulação das mais diversas áreas do poder público, pois todos terão acesso à mesma base de dados. O sistema permite que cada município faça o acompanhamento de suas crianças fora da escola, cruze informações por meio de filtros, identifique as maiores demandas, classifique-as por bairro ou faixa etária, consulte os casos que estão em aberto e os casos solucionados, entre outras ações. Com esse tipo de informação de qualidade, os gestores públicos terão mais subsídios para monitorar e tomar decisões sobre como enfrentar a exclusão escolar em seu município.

O projeto será implementado inicialmente em formato piloto em um município a ser definido. Posteriormente, será realizado em outros 19 municípios de diferentes portes, localizados em regiões vulneráveis e que possuam altos índices de crianças e adolescentes fora da escola.

Em 2010, o UNICEF e o Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) deram início à Iniciativa Global Out of School Children (OOSC) – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, o projeto conta ainda com a parceria da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e engloba também o relatório Todas as Crianças na Escola em 2015.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

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