Produção francesa, ‘Homens à Beira de um Ataque de Nervos’, explora laços de amizade e saúde mental
O filme “Homens à Beira de um Ataque de Nervos” (Men on the Verge of a Nervous Breakdown), estrelado por Thierry Lhermitte (“O Palácio Francês”, “A Fuga dos Avós”), Laurent Stocker (“O Oficial e o Espião”), Marina Hands (“O Escafandro e a Borboleta”) e grande elenco, estreia em 13 de outubro nos cinemas, com distribuição da Synapse Distribution.
Exibida na seleção oficial do festival L’Alpe-D’Huez deste ano, a produção acompanha um grupo de homens, de idades que variam de 17 a 70 anos, que se inscrevem em um retiro terapêutico, liderado pelo coach Ômega, pois estão à beira de um colapso nervoso. Com a promessa de uma experiência “exclusivamente reservado para homens” que, supostamente, opera milagres, o grupo se surpreende ao descobrir a verdadeira identidade sobre o local e seu operador.
A diretora e co-roteirista Audrey Dana (“O Que as Mulheres Querem”) conta que o filme traz uma história feita para fazer o espectador se sentir bem. Ela ainda diz que o título é um trocadilho proposital com o filme de Pedro Almodóvar “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988). “A ideia é mostrar que a ‘histeria’, que dizem ser algo tão exclusivo das mulheres, também pode ser aplicada aos homens.” Dana acrescenta: “A figura masculina da forma que é retratada não é muito vista nas telonas, e eu gosto quando o cinema se assemelha à vida. O riso é um ingrediente essencial, pois acredito que simboliza universalmente a emoção”.
O elenco conta com François-Xavier Demaison, Ramzy Bedia, Michael Gregorio, Pascal Demolon e Max Baissette de Malglaive. Quem assina o roteiro junto à cineasta é Claire Barré (“Ronda Noturna”).