A americana Lumosity tem mais de 70 milhões de usuários ao redor do mundo e oferece seu programa de treino cerebral em sete idiomas. O Brasil passou a ser o principal mercado de língua não inglesa da empresa eos brasileiros têm acesso a mais de 25 jogos cerebrais, ferramentas de acompanhamento e conteúdo científico no idioma, disponíveis para iPhone, iPad, Android e na internet.
A Lumosity traduz tarefas clássicas neurofisiológicas e cognitivas em mais de 25 jogos que desafiam memória, atenção, resolução de problemas, flexibilidade e velocidade. O IPL, índice de performance da Lumosity, analisa o desempenho do usuário nos jogos e compara seus resultados com os de outros jogadores ao redor do mundo, na mesma faixa de idade. Os assinantes da Lumosity podem também ver uma análise detalhada de seu desempenho nos jogos e nas áreas cognitivas desafiadas, para ter uma melhor ideia de suas fragilidades e pontos fortes.
Embora o tema “treinamento cerebral” ainda não seja tão conhecido em outros países, como é nos Estados Unidos, os brasileiros estão cada vez mais interessados em desafiar suas habilidades cognitivas, fazendo uso de programas de treinamento.
Apenas na América do Sul, mais de 5 milhões de pessoas treinam seus cérebros com a Lumosity. Além do português e do inglês, o aplicativo está disponível em espanhol, francês, alemão e japonês. O aplicativo é gratuito, no entanto oferece assinaturas mensais, anuais, bianuais e vitalícia.