Muita gente sonha em morar fora, sonha em sair do Brasil em busca de uma vida melhor, ou de uma aventura.Eu desde pequena tinha este sonho, e tive a felicidade de ter algumas oportunidades.
Aos 16 anos fiz intercâmbio para os EUA, minha primeira aventura no exterior, mais tarde na vida, mais uma aventura de quase um ano nos ´States´, um ano de estudos na Suiça, depois mais 5 anos em Londres trabalhando.
Quando saí de Londres de volta ao Brasil, uns 4 ou 5 anos atrás, jurei para mim mesma que esta seria minha última vez vivendo fora de ´casa´, e esta promessa não foi a toa, viver fora do Brasil não é fácil, e me prometi lembrar disso!
Meus amigos e familiares não acreditaram muito, fizeram até apostas sobre quanto tempo eu durava no Brasil dessa vez (tenho uma certa fama de ter nascido com asas nos pés).
Mas depois de quase 3 anos no Brasil, caí na rotina aonde viver no calor, sem inverno de verdade era só mais um fato da vida que passava despercebido; tinha a alegria de ter minha família ao meu lado, meus amigos pertinho, (a vida com a qual eu sonhava quando morava em Londres) mas não mais me lembrava daquela promessa feita tantos anos atrás… a rotina me pegou, e eu nem percebi!
Foi quando conheci um gringo, um dinamarquês … como já era de se esperar, mais uma vez a moçoila aqui fez as malas sem pensar duas vezes, deu tchauzinho para a vidinha confortável e rotneira no Brasil, um abraço apertado na família e amigos e ´Dinamarca lá vou eu!´
Não podia ser tão difícil assim, correto? Já tinha feito isso tantas vezes na vida, já tinha vivido em tantos países, encarado tantas dificuldades, pensei que desta vez ia ser moleza, afinal de contas desta vez eu tinha a companhia do meu amor.
HAHAHA – a vida dando gargalhada de mim!
Depois de mais de um ano vivendo na ´Dina´, começei a me lembrar daquela promessa feita numa gelada noite londrina. Aqui tem inverno SIM, e é loooooongo, é frio, e é escuro! Meus amigos de verdade, minha familinha maravilhosa, todos estão tão longe, e não tem nada nem ninguém no mundo que possa substituí-los.
Neste lindo país de primeiro mundo, tudo funciona, é seguro, é uma maravilha, mas é uma maravilha em Dinamarquês – uma língua quase que impossível de se aprender. Aqui não sou local, aqui mais uma vez sou a gringa, a que não fala a língua direito, a que não conhece os costumes, a que não consegue ter um emprego coerente com sua formação. Não é facil morar fora!
Aos 30 & alguns já devia saber disso muito bem!!! Quando será que vou aprender??!!