Dominar um segundo idioma agrega muito à vida de qualquer pessoa, mas essa experiência pode ser ainda melhor quando realizada no exterior. De acordo com a pesquisa Selo Belta, curso de idioma foi a modalidade de intercâmbio mais vendida em 2019. Para Fabiana Fernandes, gerente geral de produtos da CI Intercâmbio e Viagem, o dado mostra que uma experiência internacional é a opção ideal para quem procura expandir seus horizontes e se reinventar no campo pessoal ou profissional.
Confira abaixo os principais benefícios que esse tipo de programa oferece.
Experiência pessoal
Estudo realizado pela Rice University em conjunto com a Universidade de Columbia e a Universidade da Carolina do Norte, mostra que a vivência no exterior aumenta o conceito de “autoclareza”, que, por sua vez, aumenta satisfação pessoal, diminui stress e melhora desempenho no trabalho.
Imersão em novo idioma
De acordo com dados da CI, a maior parte das pessoas ainda foca no aprendizado ou aprimoramento de um segundo idioma. Fabiana explica que a vivência do cotidiano de um outro país fazendo um curso de idioma, é fundamental para fluência na língua escolhida e absorção de vocabulário. Há, ainda, a possibilidade de combinar o curso com uma atividade cotidiana, como degustação de vinhos ou aulas de fotografia.
Up no currículo
Encarar o intercâmbio como investimento na carreira também é uma tendência entre os viajantes – segundo pesquisa da Belta, 39,8% das pessoas viajaram para melhorar o currículo.
Networking
Você vai ter a possibilidade de conhecer pessoas de sua faixa etária que já estão no mercado de trabalho ou são empreendedoras, trocar experiências e criar uma excelente rede de relacionamento com profissionais qualificados e que pode render frutos no futuro.