Com muitas festas, luzes, feiras natalinas nas praças e comidas típicas, Malta é um destino concorrido para celebrar o final do ano
Em Malta, o sabor e o aroma de Natal têm um nome: Qaghaq tal-Ghasel ,os tradicionais biscoitos com formato de argolas, recheados com melaço de cana ou mel misturado a raspas de laranja e limão e ainda finíssimas fatias de casca tangerina, tudo isso envolto por muitas especiarias. Essas delícias de nome impronunciável, obrigatórias a quem visita Malta nos dias festivos do fim de ano, são também conhecidos como Honey Rings.
As comidas de Natal em Malta refletem as influências dos muitos povos que por ali passaram como os britânicos, que introduziram especialidades como o Christmas Pudding: uma sobremesa geralmente servida com brandy ou molho de baunilha, e o Peru assado recheado de carne, castanhas e ervas que é o prato principal da ceia de Natal em Malta. Mas a mesa natalina também inclui o pernil assado e, muitas vezes a Prinjolata, sobremesa tradicional do carnaval, que é também bem-vinda nas mesas festivas com sua abundância de massa doce amanteigada, umedecida com whisky, recheada com pinhões, cerejas glaceadas, pedaços de cacau, baunilha, recoberta com creme de leite fresco, cerejas glaceadas e amêndoas laminadas.
Em dezembro, Malta se transforma com inúmeros eventos festivos, especialmente em Valletta:, a capital que oferece as principais atrações de Natal como concertos, desfiles, roda gigante e pista de patinação além de decorações festivas com as principais ruas ricamente iluminadas. Andando pela cidade é possível ver as casas decoradas com guirlandas e presépios tradicionais, imagens do menino Jesus colocadas atrás das janelas ou varandas e iluminadas à noite.
E mais: muitas ruas de Malta sediam mercados de Natal com barracas com artesanato local, objetos de decoração e até joias além das guloseimas sazonais e do mulled wine, o típico vinho quente, preparado com diversas especiarias. Destaques para os mercados de Natal em Valletta, em Sliema, na Praça Tigné Point, e em Rabat onde acontecem grandes feiras, como o “Natalis Notabilis”, que transforma a cidade em um cenário natalino com barracas de comida, produtos locais e atividades para a família.
Malta tem forte tradição religiosa e na véspera de Natal as crianças participam de procissões com canções natalinas e imagens do Menino Jesus, seguidas da Missa da Meia-Noite, que apresenta o Sermão da Criança — uma criança contando a história da Natividade. Após a missa, conforme a tradição, todos tomam Imbuljuta tal-Qastan, bebida tradicional maltesa feita com castanhas, água, cacau, açúcar, cravo e raspas de frutas cítricas.

