No século IV, o Papa Julius I, estabelece que o dia 25 de dezembro é data oficial de comemoração do Natal, do nascimento de Jesus Cristo, já que na Roma Antiga, nessa data comemoravam a festa pagã em homenagem ao deus Mitra, a chegada da luz e dos dias mais longos ao fim do inverno.
As antigas comemorações de Natal duravam até 12 dias, mesmo período que os Três Reis Magos lveram seguindo a estrela guia até chegarem no estábulo de uma estalagem onde nasceu Jesus Cristo em Belém, para presenteá-lo com ouro, mirra e incenso. O nascimento de Cristo marca o ano 1 da história ocidental. O ciclo natalino inicia-se na véspera do Natal, 24 de dezembro, e vai até o dia de Reis, 6 de janeiro.
– Símbolos
Árvore – acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero, representa o nascimento de Cristo, a vida renovada. Somente no século 19, com a ida dos imigrantes à América, o costume espalhou-se pelo mundo.
Cartões – Em 1843, na Inglaterra, John C. Horsley resolveu presentear o amigo Henry Cole, com uma carta rápida, idéia sugerida pelo mesmo, para felicitar familiares.
Ceia de Natal – após a Missa do Galo, era servida uma refeição aos presentes e com o passar do tempo essa refeição foi transferida para as casas dos fiéis, tornando-se sofisticada, contendo iguarias, assados, bolos, pudins, passas, nozes, castanhas, tâmaras, frutas cristalizadas entre outros.
Estrela – no topo da árvore, representam a estrela guia que orientou os Três Reis Magos até o estábulo onde nasceu Jesus.
Missa do Galo – celebrada desde o início do século V, na Basílica de Santa Maria Maior em Roma, a missa celebrada à meia-noite, assinala o nascimento de Cristo, na noite de 24 para 25 de Dezembro. Segundo a lenda o seu nome deve-se ao fato do galo ter cantadopel a única vez, nessa noite, exatamente à meia-noite.
Papai Noel – inspirado no bispo Nicolau, turco, nascido na Turquia em 280 d.C., órfão aos 19 anos de idade, doou todos os bens e optou pela vida religiosa. Costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Acabou transformado em santo – São Nicolau.
Na Alemanha, entre as igrejas protestantes, São Nicolau foi transformado em Papai Noel e sua imagem passou a ser associada com o Natal e as trocas de presentes, que antigamente ocorriam no dia 6 de dezembro (dia de São Nicolau).
Em 1822, Clement C. Moore escreveu o poema “A Visit from St. Nicholas”, onde retratou o Papai Noel passeando em um trenó (meio de transporte usado na Escandinávia) puxado por oito renas.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom, somente em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola o apresentou com uma roupa, de inverno, vermelha e branca (cores da empresa) com um garro vermelho com pompom branco.
Presentes – simbolizam as ofertas dos três reis magos.
Presépio – armado pela primeira vez em 1223 por São Francisco de Assis, o presépio representa e preproduz o nascimento de Jesus Cristo. No presépio encontramos uma manjedoura, animais, os Três Reis Magos, José, Maria e o menino Jesus.
Velas – representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos.
– Curiosidades do Natal
* Em 1752 os cristãos abandonaram o calendário Juliano e adotaram o Gregoriano, sendo a data da celebração do Natal adiantada em 11 dias para compensar a mudança no calendário. Os setores “calendaristas” da Igreja Católica, ainda celebram o Natal no dia 7 de Janeiro.
* Papai Noel
Alemanha: Kriss Kringle (Criança do Cristo) ou Nikolaus ou Weihnachtsmann (Homem do Natal)
Chile: Viejito Pascuero
Dinamarca:Juliman
Espanha, Argentina, Colômbia,Paraguai , Peru e Uruguai :Papá Noel
Estados Unidos:Santa Claus
França: Pere Noel
Finlândia: Joulupukki
Inglaterra: Father Christmas
Holanda: Kerstman
Italia:Belfana ou Babbo Natal
Japão:Jizo
México: Santa Claus
Países Baixos: Sinterklaas ou Kerstman (Homem do Natal)
Porto Rico: Santa Claus (pronunciado “SantaClo’”)
Portugal: Pai Natal
República Dominicana: Santa Claus (pronunciado “Santa Clo” ou “Santi Clo”)
Russia: Grandfather Frost ou Baboushka
Suécia:Jultomten
* Feliz Natal
Alemanha: Fröhliche Weihnachten
Bélgica: Zalige Kertfeest
Bulgária: Tchestito Rojdestvo Hristovo, Tchestita Koleda
Portugal: Boas Festas
Dinamarca: Glaedelig Jul
EUA: Merry Christmas
Finlândia: Hauskaa Joulua
França: Joyeux Noel
Grécia: Eftihismena Christougenna
Holanda: Hartelijke Kerstroeten
Inglaterra: Happy Christmas
Irlanda: Nodlig mhaith chugnat
México: Feliz Navidad
Polônia: Boze Narodzenie
Romênia: Sarbatori vesele
Aos 30&Alguns, desejo a todos os leitores um Feliz Natal!