Ao criar o produto, o sempre tenha em mente a pesquisa de mercado que é a forma mais utilizada pelo marketing para entender o consumidor, não esquecendo que este tem direito a segurança, informação, direito de ser ouvido e de melhorar a qualidade de vida a partir da compra. (em países como o nosso isso ainda não é levado tão em conta quanto em outros países)Os estímulos do consumidor influenciam a percepção (processo comparativo), o físico, ou social (necessidades criadas a partir de estímulos externos) que geralmente decide efetuar a compra após procurar alternativas e avaliá-las.
A força do desejo ligada ao reforço de motivações passadas e o momento levarão o consumidor ao ato subsequente da compra, lembre-se que geralmente os consumidores gostam de determinada marca o que os leva a crer que as novidades surgidas da mesma marca também são boas.
Lembre-se que quanto mais baixo o custo do produto isso torna a compra mais frequente e menor envolvimento o consumidor terá com o produto. Quanto mais caro, produto com vida mais longa, será provavelmente maior o envolvimento do consumidor com o produto.
O produto e a empresa têm que transmitir credibilidade e competência dessa forma tentando atingir o lado emocional e o lado racional do consumidor. Sempre levar em conta o preço em relação as possibilidades financeiras do consumidor alvo, pensando nas alternativas com aspectos favoráveis e desfavoráveis, produtos de uso prolongado.
A pesquisa de mercado pode ser feita de várias formas, algumas delas são:
– entrevista pessoal – é a mais comum. Um entrevistador (bem treinado e bem remunerado) aplica um questionário.
– entrevista em grupo (grupo de foco) – representantes de uma determinada categoria de consumidores são identificados e convidados para uma reunião onde pesquisadores levantam informações.
-levantamento telefônico acumula todos os problemas de uma conversa telefônica e atualmente devido a violência as pessoas não estão ficando muito tempo no telefone com desconhecidos.
-levantamento eletrônico – cuidado para não começar a enviar spams.
(texto do meu ex-blog “Em Negócios Dinheiro não é tudo”)
A pesquisa.