Na dédaca de 80, as lojas eram “Foto e óptica”, no mesmo local revelava-se filmes, e vendia-se óculos e lentes de grau. Hoje em dia existem vários tipos de óticas, funcionais ou tradicionais, as redes e as lojas online. Algumas ainda possuem laboratório próprio que permite a confecção de óculos de grau em aproximadamente 30 minutos, como a Ótica Mauá localizada na cidade de Mauá em São Paulo.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a qual ótica utilizar, atualmente somente os preços muitas vezes podem não ser fator fundamental para a fidelização do cliente em determinada óptica, a qualidade no atendimento, know-how do ótico que atende, equipamentos e qualidade na consulta fazem toda a diferença.
Selecionar um novo par de óculos e decidir visitar uma ótica específica é sempre uma escolha muito pessoal e alguns detalhes fazem toda a diferença na hora da escolha dos óculos. Abaixo algumas dicas que te ajudarão na hora de escolher o local onde irá realizar a sua compra.
- Será verificado cuidadosamente se a pupila está devidamente centralizada na armação? Quais os sistemas que o profissional usa para analisar os olhos dos pacientes e ajustar as armações? Refração ou centralização das lentes dos óculos? . Os sistemas inovadores possibilitam uma análise visual mais precisa e um melhor ajuste aos olhos do usuário.
- Quais as garantias oferecidas? Qual o tempo de duração da garantia?
- O estabelecimento emite um recibo discriminando todos os serviços e os respectivos preços individuais?
- No momento da compra permitem que você experimente diversos modelos, até encontrar o ideal para o seu tipo de rosto?
- No momento da entrega dos óculos, o ótico irá verificar como está a sua visão geral? Se as lentes e a armação estão bem ajustadas? Se a centralização está perfeita? Se os cantos das lentes estão muito visíveis? Se há desconforto ao usá-los? Se pressionam muito o nariz ou atrás das orelhas? Se as lentes estão bem inseridas na armação? Caso não estejam, serão feitos alguns ajustes?
Lembre-se que as hastes servem para dar amparo aos óculos e não devem ultrapassem o tamanho da lateral do seu rosto e não podem folgar atrás das orelhas. A área da armação que fica apoiada no nariz, chamada de ponte, deve ser escolhida conforme o tamanho de cada pessoa, para proporcionar o máximo de comodidade evitando que os óculos deslizem ou apertem.
Outro detalhe importante é escolher a armação de acordo com o formato do rosto:
Rosto oval: combina com todo tipo de armação, o tamanho escolhido deve ser proporcional ao rosto.
Rosto quadrado: modelo que deixe os contornos rígidos do rosto mais suaves, dê preferência a armação de canto arredondado ou retangular.
Rosto redondo: modelo com armação quadrada afina o rosto, os formatos geométricos são ideais.
Rosto triangular: a armação precisa equilibrar as partes inferior e superior da face, dê preferência para os modelos ovais, estreitos e redondos.