De acordo com estudos da Ford, uma selfie feita pelo motorista enquanto dirige pode distraí-lo por até 14 segundos, tempo gasto para percorrer 400 metros ou uma volta completa em uma pista de atletismo e suficiente para causar acidentes fatais. Durante uma simples consulta de 20 segundos às redes sociais, um motorista guiando a 100 km/h percorreria o equivalente a 560 metros ou cinco campos de futebol. “É muito importante que o motorista esteja sempre atento, pois a falta de atenção, além de prejudicá-lo, também pode causar danos aos passageiros, outros motoristas e pedestres”, alerta Robson Jardim, supervisor de Operações do Campo de Provas da Ford em Tatuí. 

Na Europa, a Ford encomendou uma pesquisa para compreender melhor os riscos assumidos por jovens motoristas, que revelou que 43% enviaram textos enquanto dirigiam, 36% telefonaram e enviaram mensagens e 11% assistiram a vídeos ou programas de TV em seus dispositivos. O estudo foi realizado com 6.500 jovens no Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha em junho de 2016 pela Lightspeed GMI, uma empresa de pesquisa global.

Além disso, outras distrações ao volante também podem ser muito perigosas, como arrumar o cabelo, mexer no rádio e passar maquiagem. Para arrumar o cabelo usando o espelho retrovisor com o veículo a 100 km/h seriam gastos 4 segundos e percorridos 120 metros, o equivalente a quatro quadras de basquete. 

Evite situações de risco

A Ford recomenda que, ao fazer uma viagem, o motorista esteja sempre alerta e antecipe situações de perigo. Além do uso do telefone, devem ser evitadas distrações como música alta e conversas desnecessárias, e solicitado, especialmente aos acompanhantes, que falem em voz baixa.

Para que o motorista possa usar o smartphone sem correr riscos, a Ford oferece o sistema de conectividade SYNC. Com ele é possível fazer e receber ligações e ouvir mensagens de texto por comandos de voz ou com um simples toque em botões no volante. Já a tecnologia Applink permite acessar aplicativos, tudo isso sem que o motorista precise tirar os olhos da pista e as mãos do volante.

“O sistema SYNC garante o pareamento com o seu smartphone de maneira rápida e simples, então uma dica é ligar o Bluetooth do seu aparelho assim que entrar no veículo”, recomenda Robson Jardim.  

By redator

Posts assinados como redator são sugestão de pauta enviados por agências.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Discover more from Portal Vida Adulta

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading